sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Falta de Confiança nos outros...

A falta de confiança nos outros é uma queixa bastante frequente...

"Gostava de confiar mais nos outros,colocar-me um pouco mais no lugar do outro, ter mais empatia. Por vezes acusam-me de ser insensível... E olhando para trás vejo que já perdi por não confiar em pessoas que tinham muito para me dar.

 - Já se desiludiu no passado?

Sim, com o meu ex namorado, no ano passado...

 - Não estava a falar desse passado, um passado mais longínquo, 4,5 anos?

`Sim....(...)...."


Aprendemos durante a nossa vida certas verdades sobre nós mesmos, e sobre os outros, que são isto ou aquilo, algumas pessoas são boas e não o são, e não são merecedoras da nossa amizade e da nossa confiança plena. Essas crenças que crescem desde a nossa infância e que foram depositadas na nossa educação são responsáveis por moldar a nossa personalidade, mas mais do que isso a forma como nos relacionamos.

Por vezes é a mãe que diz, "não existem amigas" "Podes confiar em mim e confias só em mim"

Entretanto esquece mo-nos que vivemos a aprender durante toda a vida e a única coisa que nos impede de fazermos qualquer mudança somos nós mesmos, por causa dessas crenças que depositaram em nós e continuam a crescer, ou porque ainda estamos lidadas às pessoas que nos incutiram tais crenças ou porque temos um pensamento rígido, não flexível ou ainda porque inconscientemente temos motivos de conforto que nos deixam presos a essas crenças.
E são esses motivos inconscientes, que nos prendem a este estado, que trabalhamos na psicoterapia, é um desbloqueio emocional.

Liberte-se das amarras emocionais e permita-se ser feliz

Sem comentários:

Enviar um comentário