domingo, 11 de janeiro de 2015

Técnica da sanduíche na hora de dar limites ao filho/a

Um bebé quando nasce têm já formada a sua auto estima, sim ela gosta dela. quantas crianças sorriem no seu primeiro dia de vida?

Ao longo da sua infância essa auto estima irá ser lapidada pelos que estão à sua volta, os pais, o grupo de pares e até os professores.

Frases como : "és um preguiçoso!", "Tu não sabes fazer nada bem feito..." "dá cá que eu faço, não sabes fazer nada...", podem destruir as auto estimas mais frágeis, e na criança é tudo fragil, pois eles têm um poder de acreditar piamente em cada palavra. Se analisarem, algumas palavra destas frases percebem que até são irreais! Para as crianças tudo é dito com um sentimento x 200. e sentido dessa forma.

E perguntam voçês: "Sim, eu dou muito amor, carinho e atenção ao meu filho, mas por vezes tenho que lhe chamar atenção, "dar uma bronca" pôr limite?

Até para pôr limite poderemos faze-lo sem ferir a sua auto estima, mas pelo contrário fortalecendo as suas capacidades para conseguir ser uma criança/adolescente/adulto melhor.

Como?

Utilizando a técnica da sanduíche. no meio de dois aspectos confortáveis vem o que nós não aprovamos. Sim porque é algo que nós não aprovamos, independentemente de estar realmente correcto ou não.

Irei dar vos um exemplo:

Eu sei és um menino inteligente, por isso eu vou ter esta conversa contigo, eu não gostei do teu comportamento à pouco com tal pessoa(...). mas eu sei que és capaz de mudar e fazeres antes daquela forma.

Passar sempre a ideia que o seu comportamento não vai influenciar no amor que os pais sentem por ela. Para que o valor que ela tem de si própria não se confundir com os seus comportamentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário