segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Depressão - Significado

Hoje trago vos mais um pouco do significado psicológico das depressões. Uma descrição das origens das perturbações.

A Depressão é uma perturbação dos tempos modernos que está na nossa sociedade em grande escala. Há pessoas que nem sente a chegada dela, e ela se instala na forma de ser da pessoa. E quando nota, já não ri, já não tem animo para nada.

Quem tem depressão guardou raivas e frustrações relativo àquilo que não pode ser, não pode falar. Não deixou vencer os sonhos que tinha desde a infância/adolescência, deixou para trás coisas importantes e vitais, que fazem parte do essencial para manter a sua saúde mental. Com este passado desenvolve umas expectativas de futuro, também frustradas, pois acredita que nunca chagam, isso é o que eu chamo perder a fé...

A sua fé caiu no passado nalguma situação.

A depressão tem disfarces. Ela tira todos os ânimos da vida, é uma nuvem negra dentro e fora. 

Tudo que acontece de maravilhoso na sua vida, não dá conta, todas as palavras magnificas que as pessoas que a amam e lhe dizem não escuta. 

A depressão é o maior egoísmo que existe. É uma dor intensa, parece que tudo ao redor estava contra mim, eu achei que o mundo estava contra mim, Deus tinha sido injusto, o pai e a mãe não sei o quê. Falta que a pessoa saia para o mundo para fazer caridade, solidariedade, falta ver a dor do outro. 

Uma pessoa que deixa de tomar banho 1 dia, 2 dias está com no começo de depressão. Cuidado que a preguiça é uns dos fatores da depressão cronica. 

Uma pessoa que é viciada no trabalho, é dinâmica, é ativa, aparentemente não tem preguiça nenhuma, ela também está em depressão. 

São dois extremos: aquele que te derruba ou aquele que te movimenta o tempo todo para não poder pensar.

A transferência pode ser para o sexo, para o trabalho, para as compras, +ara o desporto. Ela não quer parar para olhar para dentro. Na prática da meditação aprende a parar, é morte em vida. E vê o essencial.

Os pensamentos invadem a cabeça da pessoa por isso é  que o depressivo não consegue meditar.

As dietas antes-durante-depois de processos cirúrgicos existem possibilidade de algumas pessoas caírem em depressão porque os seus antigos hábitos (café, doces, tabaco, álcool, vicio das compras) eram as suas muletas: quando os vícios são suprimidos desencadeiam processos depressivos. 

Na depressão, a pessoa desiste da vida. perde brilho do olhar, aquela que não se cuida em nada, ou pelo contrário o excesso de vaidade, a compulsão por compras, etc.

Na depressão não sabe quem é, e já abdicou de ser aquele que é fiel ás suas essências naturais. 

Ao contrário de usar a sua comunicação e a fé, o depressivo vai se esmagando, se oprimindo, se deprimindo. E onde o seu "eu", sua "energia verdadeira" não vem mais para fora. 

O que vem é a confusão mental, a tristeza, a confusão, o desânimo mas quer viver. Mas a sua vida que você pensa que quer ter ela está escondida. Os "disfarces".


Quando se preocupa demais em não perder tudo que construiu, não prospera em nenhum sentindo ou quando está a queixar-se de tudo são sintomas de depressão.

Depressão significa que você está afastado da sua lei verdadeira interior, da sua fonte interna de sabedoria. Tudo o que está a fazer é  empurrado por alguém ou por crenças erróneas e não está a deixar fluir a sua lei interna.

Quem é você, quem  é verdadeiramente?

Olhe para dentro e veja que no seu interior tem coisas maravilhosas, goste de si, seja o seu melhor amigo. Olhe por si, através do amor a si próprio, um amor que é grande e que vai permitir que seja generoso e se sinta feliz com isso, sinta compaixão, sinta-se um ser maravilhoso e com uma gratidão imensa por ter tanta coisa boa ao seu redor.

Permita se ser feliz...


Sem comentários:

Enviar um comentário