quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

É um Procrastinador?

Procrastinação é o ato de deixar para depois o que se pode fazer agora, ou o que tinha que fazer agora, em troca irá fazer coisas que lhe dão prazer. É como o vício da compulsão. Seja a compulsão para comer um doce ou fumar um cigarro. No caso da procrastinação há a falta de controle em realizar o que é necessário/dever.
Os procrastinadores adoram deixar as coisas de lado, esperam para o último minuto, queixam-se por trabalharem "em cima do joelho" e depois odeiam-se por não conseguir fazer as coisas a tempo. Muitas pessoas sofrem deste problema. O problema é quando não temos controle e fazemos isso rotineiramente. O procrastinador costuma culpar-se constantemente e vive amargurado de não ter feito o que devia.
O Procrastinador acha que tem alguma coisa errada consigo, ou que ninguém gosta dele. E lógico que isso traz consequências negativas. Uma delas é que pode acabar com a auto-estima. Se você durante a infância tinha o hábito de procrastinar, fosse para fazer os tpc's, fosse para arrumar o quarto, é possível que alguém o tenha chamado de preguiçoso. E isso pode ter enormes consequências negativas para a vida adulta.
No fundo, a raiz do problema é sempre o medo. Pode ser o medo do fracasso, quando adiamos por medo de errar e de ser chamados de burros ou falhados. Pode ser o medo do julgamento dos outros, quando zelamos para que tudo saia perfeito para ninguém criticar. Uma vez que isso é quase impossível, então é melhor nem fazer. Outro medo a considerar, também, é o medo do sucesso. Pode parecer um paradoxo, mas o nosso inconsciente pode achar melhor não fazer a tarefa por medo de ser bem sucedido. Pois no inconsciente, atribui às pessoas bem sucedidas algo negativo que não quer para si.
Existe o medo da autoridade, quando evitamos cumprir os nossos deveres do dia a dia porque no inconsciente pode estar gravado a imagem do pai ou do professor a chamar a nossa atenção com autoridade. E, por fim, o medo do futuro, do que pode acontecer se completarmos essa tarefa. Se terminarmos com isso, teremos que encarar aquilo, e isso não queremos.
Procrastinação é apenas a ponta do iceberg. É um sinal de algum medo escondido na nossa vida. É algo sério e por isso não podemos ser taxados de simples preguiçosos. Não é uma simples falta de força de vontade ou disciplina.
Com a técnica de desbloqueio emocional podemos tratar o caso de uma maneira branda, procurando qual a emoção ou emoções que estão por detrás do problema e aos poucos vamos criando hábitos mais fortes para fazer sempre o que precisa ser feito. Sem medos, em direção ao seu sucesso, seja a área que for.

Permita-se ser feliz... 

Sem comentários:

Enviar um comentário