domingo, 22 de março de 2015

Técnica de Hipnose para elevar auto-estima

A Hipnose tornou-se uma das técnica mais eficazes para ajudar as pessoas a elevar o auto-estima. A causa de muitos problemas na vida das pessoas é justamente a baixa auto-estima. Segundo alguns autores, a boa auto-estima se fundamenta em seis pilares:
  1. Viver conscientemente;
  2. Assertividade;
  3. Responsabilidade;
  4. Integridade pessoal;
  5. Ter um propósito;
  6. Auto aceitação;
Uma pessoa com boa auto-estima vive conscientemente o presente, ao contrário de pessoas que vivem em função do passado, que em geral, possuem auto-estima baixa. São pessoas mais assertivas, capazes de agir por conta própria e compreender que é responsável pelos seus atos e decisões. Uma boa auto-estima promove uma integridade pessoal, que significa que a pessoa é verdadeira em relação à suas próprias crenças e mantém contato com suas crenças e intuições pessoais, sem contradições entre crença e vida prática. Ter um propósito de vida, objetivos de curto e mesmo longo prazo é fundamental para elevar a auto estima, e principalmente, a auto-aceitação, pois aceitar a si mesmo por completo, tanto as partes boas como as ruins, é fundamental não só para aumentar a auto-estima como para se permitir mudanças pessoais para melhor.

IPNOSE, HIPNOSE ERICKSONIANA E AUTO-HIPNOSE 


         A hipnose Ericksoniana, assim denominada por ter sido criada pelo Dr. Milton Erickson, fundador da American Society of Clinical Hypnosis, surgiu como modernização da hipnose clássica.
         Trata-se de um estado alterado de consciência e percepção, de profundo relaxamento, no qual o consciente e o inconsciente podem ser focalizado por ficarem mais receptivos à sugestão terapêutica.
         O trabalho hipnótico facilita a descoberta de novas opções na vida e a quebra de padrões de sentimentos e comportamento indesejáveis.
 
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A HIPNOSE CLÍNICA
          O que é a hipnose clínica?
         Quando se usa a hipnose para tratar um problema físico ou psicológico, chamamos o processo de hipnose clínica ou de hipnoterapia. A hipnose pode ser definida como um estado alterado de consciência ou percepção. Em termos simples, a hipnose é um estado de profundo relaxamento no qual o consciente e o inconsciente do paciente podem ser focalizados para ficarem mais receptivos à sugestão terapêutica.
         Quase todo mundo já experimentou alguma forma de hipnose em algum momento da sua vida. Pense numa vez em que você dirigia em uma estrada e se pegou, por um breve momento, inconsciente daquilo que estava fazendo, ou uma vez em que estava tão envolvido em um programa de televisão que nem se deu conta quando alguém entrou na sala. Na verdade, toda hipnose é auto-hipnose e o paciente está sempre no controle. Não há nada a temer, porque a hipnose é um processo completamente seguro quando é usada profissionalmente. O relaxamento que você vai experimentar será agradável e regenerador.
         Em que problemas emocionais ou físicos a hipnose pode ser usada?
         Na Psicologia: tabagismo, emagrecimento, fobias, depressão, ansiedade, problemas sexuais, alcoolismo, problemas de fala, terapia de regressão de idade, dores crônicas, auto-estima e fortalecimento do ego e melhoras na concentração ou memória.
         Na Medicina: psiquiatria, anestesia e cirurgia, doenças psicossomáticas, ginecologia e obstetrícia, controle de sangramento, tratamento de queimaduras, dermatologia, pediatria (enurese noturna, pesadelos, timidez e inadaptação), controle da dor, controle de vícios.
         Na Odontologia: medo de ir ao dentista, cirurgia odontológica, bruxismo, controle de sangramento, controle da salivação excessiva e da dor, etc.
         Há condições físicas ou emocionais nas quais não estão indicadas o tratamento pela hipnose?
         O profissional encarregado deve tomar a decisão quanto à aplicabilidade do tratamento da hipnose. Ele deve obter um histórico completo do paciente para determinar se existem condições físicas ou emocionais que contra-indiquem o uso da hipnose. O profissional provavelmente não utilizaria a hipnose com um pessoa que apresentasse doença coronária grave ou tivesse uma condição física que pudesse mascarar uma doença. Nos problemas emocionais severos como a psicose e estados "borderline", a hipnoterapia pode ser inadequada.
         O que acontece se eu não conseguir sair do transe hipnótico?
         Nas mãos de um hipnólogo qualificado, não haverá perigo nenhum na utilização da hipnose. Como o paciente está no controle, não há dificuldade em sair do estado hipnótico. O hipnólogo fará um histórico completo antes de usar a hipnose e, se existir qualquer contra-indicação ao seu uso, um outro tratamento será indicado.
         Posso aprender a me hipnotizar?
         Toda hipnose é auto-hipnose. O profissional assume o papel de agente ou instrutor para ajudá-lo a conseguir este estado agradável. Alguns hipnólogos gravam fitas para seus pacientes, para serem usadas entre as sessões ou no lugar de sessões repetitivas. Um bom exemplo é o uso da hipnose no tratamento de dores crónicas, onde muitas vezes, fitas são usadas pelo paciente conforme a sua necessidade. 

Jairo Mancilha Ph. D. - Médico - Master Trainer em PNL

Sem comentários:

Enviar um comentário