quarta-feira, 4 de março de 2015

Desenvolver a atenção para o Mindfulness



Onde quer que sua atenção focalize,
Nesse mesmo ponto,
Experiencie esse foco, seja na sua respiração, ou numa sensação corporal ou mesmo numa dor.

O primeiro passo desta técnica é que consiga desenvolver a sua atenção. Necessita de manter uma atitude atenta, só assim essa técnica se tornará possível, assim então onde quer que sua atenção esteja deve usufruir dessa atenção plena de si mesmo como observador. Apenas a olhar para uma flor, pode experienciar-se a olhar para a flor. Como um observador a observar-se a olhar atentamente para a flor.
Como também tem uma experiência de olhar uma flor sabe o que é. Poderá acontecer que olhando para a flor isso lhe traga uma recordação e a sua atenção vagueie para outro pensamento, a flor é perdida. Não está mais lá, foi para um outro lugar, foi-se embora, isto é a sua mente. Por atenção significa que quando está a olhar para uma flor, está somente a olhar para ela e não a fazer lago mais. Como se a mente estivesse parado, como se agora não houvesse mais nenhum pensar e somente uma simples experiência da flor presente lá...
Atenção significa um alerta silencioso sem nenhum pensamento a interferir, um olhar sem julgamentos. Desenvolva isso. Pode desenvolver-lo praticando a sua atenção para o que está a fazer aqui e agora. Está a ler, foca a atenção na leitura, senta a sensação dessa leitura, o mesmo quando toma banho, quando come, ou faz a sua caminhada.

Imagine-se a viajar num carro, ou num comboio. O que está a fazer lá dentro? Tente desenvolver a atenção; não desperdice tempo. Em meia hora faça este exercicio: desenvolva a atenção: Apenas esteja lá presente. Não pense. Olhe para alguém, olhe para o comboio ou olhe para fora, mas seja o olhar, não pense em nada. Pare de pensar. Esteja presente e olhe. O seu olhar se torna-se-à direto, penetrante e de toda a parte o seu olhar será refletido de volta e ficará consciente que é o observador.
Porque tem dificuldade de ter consciência de si próprio?
Porque à uma película que não deixa. Ora vejamos no exemplo da flor.
Quando olha para uma flor, primeiro os seus pensamentos alteram o seu olhar; eles dão a sua própria cor. Então esse olhar vai para a flor. Ele retorna, mas estão novamente os seus pensamentos a colocarem uma cor diferente. E quando ele retorna nunca o encontra a si presente. 
Todo o olhar retorna; tudo é refletido, respondido, mas a sua pessoa não está lá presente para receber isso. Então esteja lá para o recebê-lo. O dia todo pode tentar isso em muitas coisas, e pouco a pouco irá desenvolver o foco da sua atenção. Com essa atenciosidade faça isso:
Onde quer que sua atenção focalize,
Nesse mesmo ponto,
Experiencie.
Então olhe para algum lugar, mas simplesmente olhe. A atenção iluminou-se, e você irá experienciar a si próprio. Mas a primeira exigência é ter a capacidade de estar atento. E pode praticá-la. Não há nenhuma necessidade de isso acontecer mais tarde, é no aqui e no agora. Muito bem!
O que quer que esteja a fazer; por exemplo, a tomar banho de pé sob o chuveiro; apenas esteja atento, sinta a agua a cair na sua cabeça e no seu rosto, sinta a temperatura da agua, como se fosse a primeira vez. 
Mas qual é o problema? 

O problema é que fazemos tudo com o corpo, ligamos o piloto automático e damos à mente outras tarefas ou pensar absurdamente no passado ou planear pela vigésima vez o futuro. 


Porque quando está a viajar num comboio, a sua mente está a organizar outras viagens?

. Pare com isso.
Um monge Zen, Bokuju, disse, Essa é a única meditação que conheço. Enquanto como, eu só como. Enquanto caminho, eu só caminho. E quando sinto sono, eu durmo. O que quer que aconteça, acontece. Eu nunca interfiro .
Isso é tudo que há; não interfira. E o que quer que aconteça, deixe acontecer; simplesmente esteja lá presente. Isso irá  dar-lhe atenciosidade. E quando tiver atenção, essa técnica está nas suas mãos...
Aonde quer que a sua atenção ilumine,
Nesse mesmo ponto,
Experiencie.
Apenas lembre-se de você mesmo.
Há uma razão profunda devido a qual essa técnica pode ser de ajuda. Pode jogar uma bola e atingir a parede; a bola irá voltar para si. Quando olha para uma flor ou para um rosto, uma certa energia está a ser lançada; o seu olhar é energia. E você não está consciente que quando olha, está a investir alguma energia, está a lançar alguma energia. Uma certa quantidade da sua energia, da sua energia de vida, está a ser lançada. E quando anda no meio da multidão se sente tão cansada? Você esteve a deitar energia fora.
Buda e Mahavira ambos insistiam que seus monges não deviam olhar demais; eles deviam se concentrar no chão. Buda diz que você só pode olhar até adiante de seus pés. Não olhe para lugar nenhum. Olhe somente para o caminho onde está se locomovendo. Olhar quatro pés adiante é o bastante, porque quando caminhou quatro pés, novamente estará a olhar à distância de quatro pés adiante. Não olhe mais do que isso, assim não irá desperdiçar energia desnecessariamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário