quinta-feira, 19 de março de 2015

Programa Emagrecer de Vez - Fome X Vontade de Comer

Sensação de fome não é fome

Segundo os nutricionistas, a ansiedade reduz o nível de serotonina no cérebro, a hormona responsável pela sensação de bem estar. Como a sua produção pode ser estimulada com o consumo de carboidratos (como os doces) e em triptofato, que é o aminoácido precursor da serotonina, dá para entender o ataque à comida. Como os carboidratos estimulam a secreção de insulina, responsável por limpar do sangue os demais aminoácidos. Conscientes ou não consumimos mais carboidratos quando estamos ansiosas ou stressados, carentes de um conforto.  Quando estamos ansiosos ou stressados o nosso organismo segrega o Cortisol, que dá a sensação de fome e aumenta a nossa capacidade de armazenar gordura nas células.

Um pobre faminto

Como o pobre pode ser obeso? É simples. Todas as pessoas que passam fome são pobres, mas nem todos os pobres são famintas. A pobreza é carência de várias lacunas.  O problema é que o pessoal adora usar a palavra “fome” como uma metáfora para pobreza . Avalie o seu conceito de fome, porque não gosta de sentir fome? O que associa quando pensa na fome?


Fome X Vontade de Comer

Se olhar para a figura a baixo sente fome ou vontade de comer?

A FOME
A fome está associada ao fisiológico a uma necessidade básica e vital regida por manifestações químicas e orgânicas do nosso organismo, como um sensor, ou um sinalizador; geralmente a fome é controlável e sacia-se, os sintomas desagradáveis como enxaquecas, dores de estômago, irritabilidade, tendem a desaparecer


A VONTADE
Isto não significa que saciando a fome saciaremos a nossa vontade. As nossas vontades geralmente estão relacionadas a algo altamente prazeroso, que nos tragam uma enorme sensação de bem-estar. A vontade está mais direccionada para o desejo e não para a necessidade. A fome está mais para o lado racional e a vontade mais para o lado emocional de cada um de nós.
Habitualmente num programa alimentar, os alimentos prazerosos são quase totalmente abolidos da nossa alimentação, logo fica uma sensação de obrigação, e esta sensação é stress.

Comer quando estamos com fome não gera culpa, já quando comemos quando temos vontade de algo saboroso, a história é outra. È muito difícil encontrar alguém que tenha vontade de comer brócolos ou fome de chocolate.
Torna-se bem mais difícil controlar a vontade de comer do que propriamente a fome, o que parece um contra-senso. Mas se nos encontrarmos num projeto de vida que implica na mudança de hábitos alimentares momentâneo, a nossa VONTADE em chegar aos objectivos tem que ser maior que a nossa vontade de comer.
A maioria dos programas alimentares falhar exactamente por essa razão, com as dietas a pessoa tem fome e como elimina os alimentos prazerosos gera desconforto e por conseguinte uma enorme ansiedade  para obter momentos de prazer/conforto. Por esta razão leva a que mais pessoas desistam logo nas primeiras semanas.



COMIDA UM REFUGIO

Algumas pessoas refugiam-se na comida para compensar as tristezas e a depressão. Comer demais pode criar dificuldades para o aparelho digestivo, contribuindo para o surgimento da raiva. Também pode gerar um excesso de energia que se transforma na a energia da raiva, do sexo e da violência, se não soubermos lidar com ela.

Sem comentários:

Enviar um comentário