segunda-feira, 16 de março de 2015

Mindfullness para crianças e adolescentes








O problema do stresse. 
As crianças e adolescentes experimentam cada vez mais stresse, em níveis sem precedentes (Barnes, Bauza, & Treiber, 2003; Fisher, 2006; Mendelson et al., 2010). Estes níveis  podem resultar em raiva, ansiedade, depressão, comportamentos agressivos, e transtornos de comportamento, bem como a diminuição da auto-estima e da auto-confiança. A investigação sugere que ansiedade, depressão e baixa auto-estima podem influenciar negativamente o rendimento escolar dos alunos, perturbando o seu pensamento e dificultando a sua aprendizagem (Barnes et al., 2003; Fisher, 2006; Mendelson et al., 2010). Isto coloca as escolas na posição de influenciar o desenvolvimento social, emocional e comportamental dos alunos de forma que os educadores não foram confrontados em gerações anteriores. Os professores precisam de métodos cientificamente comprovados e estratégias para ajudar os alunos e a eles próprios a lidar com um mundo cada vez mais desafiador. Os pais também não se podem demitir deste papel de estimular o sossego mental.
As crianças e os jovens precisam de estratégias que permitam capacitá-los e apoiá-los com sucesso na navegação deste mundo cada vez mais complexo, esta estratégia começa na técnica de virar para dentro, aprender a sossegar a mente, isto é praticar Mindfulness.




Mindfulness - O que é?
Mindfulness é uma forma particular de meditação, é uma "nova" abordagem à vida.

Mindfulness é uma abordagem à vida que envolve o prestar atenção à experiência de momento, com uma atitude não julgadora, cuidadora, de abertura e curiosidade.
Somos convidados a trazer uma consciência para o momento presente. Soltamos o passado, largamos o futuro, vivemos a vida mais plenamente e alegremente.


O que diz a ciência?
Os estudos científicos com adultos tem demonstrado uma infinidade de benefícios para a saúde mental e física. No entanto, a investigação e prática é relativamente nova com crianças e jovens.Os benefícios potenciais da integração do treino baseado em mindfulness nestas faixas etárias são significativos sobre os domínios cognitivo, emocional, interpessoal e espiritual. A ciência sugere que as práticas baseadas em mindfulness podem ter um impacto positivo no desempenho académico, bem-estar psicológico, auto-estima e competências sociais em crianças e adolescentes. Há evidências que o treino baseado em mindfulness nas escolas é viável e com boa adesão para aqueles que já participaram.

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