A próxima vez que estiver à procura de algo que dê energia, pense em alternativas melhores antes de comprar e consumir bebidas energéticas. Consumir qualquer coisa em excesso é prejudicial, especialmente este tipo de bebida.
Em vez de depender do açúcar e da cafeína presente nestas bebidas, faça caminhadas breves, beba água, sumos de fruta naturais, alimente-se com alimentos de alto valor energético - qualquer coisa mais natural é melhor do que ingerir este tipo de bebida!
Efeitos colaterais
Os energéticos podem ter efeitos colaterais para a sua saúde a curto e a longo prazo. Alguns deles podem ser muito sérios - dependendo da vulnerabilidade do seu organismo e de algum acontecimento desencadeador. Alguns são: tremores, agitação, desconforto estomacal, dores no peito, tontura, insónia, até problemas cardiovasculares, arritmias, depressão ansiedade, ataques de pânico entre outros.
Stress e ansiedade
De fato, uma das razões mais convincentes para parar de beber bebidas energéticas é a de que elas podem aumentar o stress e a ansiedade, principalmente se esses dois fatores já fazem parte da sua vida diariamente.
A capacidade de cooping baixa, ou seja irá sentir menos capacidade em lidar com situações difíceis.
Alguns energéticos contém mais cafeína do que o seu rótulo descreve, o que - além da aceleração cardíaca - pode causar nervosismo e stress crônico.
Alta concentração de açúcar
A versão normal das bebidas energéticas contém grandes quantidades de açúcar. Muitas possuem até o equivalente a 15 colheres de açúcar!
O excesso de açúcar no organismo, provoca o aumento de peso, sistema imunológico fragilizado, cáries e piora no aspecto geral da pele, cabelos e unhas, entre outros.
Alterações no humor
Se consome energéticos regularmente, pense duas vezes antes de continuar com esse hábito! Pois irá ver a saúde de ferro até então a ficar fraca, com pouco animo, pois é como se o seu corpo procurasse a energia da bebida para fazer actividades que sempre fez. Estudos revelam que aqueles que bebem estes estimulantes com cafeína frequentemente possuem menores níveis de serotonina, hormona do prazer. A privação dela causa mau humor, ou humor instável, tanto está agressivo como está a chorar, estados de ansiedade e depressão.
Sobrecarrega os seus órgãos internos
Outro efeito colateral dos energéticos é que eles podem sobrecarregar os seus órgãos. Energéticos fazem seu organismo reagir como se estivesse em uma situação "perigosa", fazendo com que os órgãos trabalhem mais do que o normal. Seu coração, fígado, cérebro, trato digestivo e rins ficam "exaustos" sem motivo.
Insônia
Enquanto as bebidas energéticas podem te ajudar a passar por aquela tarde em que você está super cansado/a e desanimado/a, o mesmo pode acarretar em absolutamente nenhuma vantagem quando vai para a cama dormir. A tendência, ao consumir energéticos num dia, é dormir muito mal naquela noite e ir atrás de energéticos no dia seguinte, para se manter acordada novamente. E vai criando um ciclo vicioso.
Adoçantes artificiais
De nada adianta comprar uma bebida energética sem açúcar se, a única alteração, é a inserção de adoçantes artificiais como o aspartame no lugar do açúcar. Acredite, o aspartame pode ser piore para a sua saúde do que o próprio açúcar.
Corantes e sabores artificiais
Certamente ficaria chocada com a quantidade de químicos (muitas vezes tóxicos) que os energéticos possuem para fazer a bebida ficar aceitável e ao seu gosto. Há muitas opções de químicos para os fabricantes, e a maioria deles causa enxaqueca, mau humor, tontura, agressividade, hiperatividade, instabilidade emocional, nervosismo e dificuldade de concentração.
Reações Alérgicas
Muitas pessoas são sensíveis aos componentes das bebidas energéticas e podem ter reações alérgicas como: erupções e vermelhidões na pele, inchaço da boca, olhos e lábios, vômito, entre outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário