quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Programa Dormir com saúde

As funções do sono são: Descansar, Consolidar a memória de trabalho, Liberar hormonas que fortalece o sistema imunitário, Regenerar as células e Transformar a gordura em força muscular.

Por outro lado quando dormimos mal, senti-mo-nos cansados, com dificuldades na memória a curto prazo, sem paciência com as pequeninas dificuldades que não podemos controlar, e com o stress que sentimos temos mais probabilidade de engordar.

As dificuldades mais comuns referentes ao sono  são: Iniciar o sono, Acordar no meio da noite com dificuldade para voltar à dormir, Acordar muito mais cedo do que o necessário e não voltar à dormir, Dormir a noite toda mas acordar com a sensação de que não descansou nada.
 Habitualmente os que sofrem de insónia, sofrem de excitação somática , ou seja, o seu corpo é agitado, a musculatura é tensa, os maxilares são apertados, mãos e pés frios, suores frios, sofrem com má digestão, etc. Para estes a melhor dica é treinamento em relaxamento físico, com respiração profunda.
·          Os que apresentam a excitação mental , ou seja, com uma mente que não para de tentar encontrar problemas, enigmas para resolver, os pensamentos se intrometem de forma a não deixarem a pessoa dormir, é como se estivesse em cima de um touro enfortecido, não para porque tem medo de cair.
A Insônia é um sintoma de uma preocupação exagerada com o amanhã, é o medo de estar errado em algo e a incerteza de que, de uma forma ou de outra, tudo se resolverá.
Os fatores mais importante com relação à dificuldade de dormir são:
·          As crenças funcionais relacionadas com o sono, como por exemplo acreditar que dormir é uma perda de tempo.
·          A preocupação com as diferenças entre uma noite de sono.
·          Acreditar que o único sono bom é aquele que não tem uma única interrupção no meio da noite.
Estas preocupações por si só já provocam insónia.  Há também que se observar o auto-impedimento, observar o quanto você mesmo pode estar prejudicando o seu sono e não tem consciência disso, como por exemplo, aquela sestinha a meio da tarde, ou no inicio da noite pode já ter lhe proporcionado uma boa parte do descanso que precisava, e sendo assim á noite haverá menos horas necessárias de sono, ou tentar acordar sem despertador, pode lhe proporcionar um sono inseguro, pois a preocupação com a hora de acordar pode estar a atrapalhar o sono, ou então deixar-se levar pelos pensamentos dos problemas do dia, os pelos prováveis problemas do dia seguinte, fazendo isso você não dá oportunidade para a sua mente “desligar” e encontrar o merecido descanso.
Dicas para melhorar a sua noite de sono
É importante sempre descarregar o cérebro antes de dormir. O nosso inconsciente trabalha incessantemente, mesmo durante o sono. Produz sonhos ou pesadelos, conforme o, que acumulamos na nossa mente.
Nos sonhos, os conflitos misturarão as épocas, pois pelo menos 90% dos nossos atos hoje são impulsos de crenças e situações passadas gravadas na nossa mente, com um modelo de vida, que repetimos sem perceber. Para o inconsciente não existe passado, presente ou futuro.
A insónia revela uma pessoa de comportamento rígido e controlador, o que pode estar relacionado ao tipo de infância que teve. Os pais nem sempre são totalmente responsáveis pela personalidade de seus filhos, pois existem a escola/ grupo de pares e o mundo social, trazendo informações para a criança.
Para dormir bem e acordar bem, é necessário praticar o relaxamento muscular ao deitar-se e, em seguida, visualizar a sua consciência e o seu corpo descansado. Como que adormecesse cada músculo progressivamente...
Consegue fechar os olhos e observar-se ali na sua própria cama? Então, comece a tentar, a partir de hoje, na hora de dormir, visualize-se a abrir a porta do seu quarto devagar imagine que está deitado num sono profundo em total sossego, um sono reconfortante, tranquilo e reparador..
Olhe-se com ternura por alguns instantes e sussurre mentalmente: “Dorme em paz, (de seguida o seu nome)”, e saia fechando a porta devagar para não se acordar. Se preferir, entre no quarto e deite ao seu lado, enquanto você dorme. Mas devagar, sem acordar você mesmo. (Tudo isso mentalmente e deitado, é claro, pois se trata de pura imaginação).
Esse exercício é maravilhoso para você acabar com a insônia ou o cansaço do dia a dia. A visualização estará mandando mensagens de amor fraternal ou maternal para seu inconsciente soltar a rigidez e os medos.
Tente repetir isso tudo diariamente, incentivando-se a gostar de se ver dormindo em paz.
Durante o dia, procure não se fixar por muito tempo nas indignações, decepções, contrariedades e atitudes negligentes ou arrogantes dos outros.
Pensar e remoer pensamentos hostis por mais de três minutos, seja no trânsito ou em qualquer outro lugar, vão causar enriquecimento muscular e insónia, e, quando o sono finalmente vier, podem aparecer os pesadelos.
Relaxe e deixe a raiva sair em poucos segundos. Basta desviar o pensamento do aborrecimento para uma atividade ou tema agradável.
Caso o aborrecimento que o impede de relaxar tenha de ser resolvido imediatamente, mantenha a calma, respire fundo e entenda que nada acontece por acaso.
Durma bem e domine a sua plena paz interior!
No caso de ser difícil manter estas dicas é hora de aceitar fazer um Programa Dormir com saúde.
Para mais informações soniapsicologia@sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário