domingo, 8 de fevereiro de 2015

As emoções negativas e suas consequências

Ao longo da vida, acumulamos sentimentos negativos em relação a factos passados. Ficam mágoas, tristezas, medos, raivas a respeito de experiências desagradáveis: brigas em família, humilhações sofridas na escola, falta de atenção dos pais, acidentes, violências sofridas...
Muitas vezes, a simples lembrança destes fatos, traz um desconforto emocional. Este desconforto pode não ser tão intenso quanto era na época, mas, fica um resíduo emocional.
Mesmo que essas lembranças raramente venham a tona, elas têm um peso emocional constante inconsciente. Não é preciso lembrar para que sejamos afetados; se houver carga emocional negativa, o efeito no presente vem em forma de dificuldades emocionais.

As vezes parece que as lembranças já não trazem um peso, porém, desenvolve-se um medo de passar novamente pela experiência negativa, o que influencia na maneira de agir, impedindo de realizar o que se deseja.
Aliado a isso, vamos escutando e aprendendo através dos exemplos a ter pensamentos e crenças negativas sobre a vida, dinheiro, relacionamentos. E isso vem dos pais e outros familiares, professores e da sociedade como um todo.
O somatório de tudo isso cria uma carga emocional negativa grande. São pequenos pesos que, quando somados, criam grandes dificuldades para realizarmos qualquer coisa em nossa vida. Este acumular é o causador de todos os tipos de dificuldades como:

- Preguiça, falta de vontade, cansaço
- Dúvida, indecisão do que fazer no trabalho e na vida pessoal
- Medos, inseguranças, falta de confiança em se realizar o que se quer na vida.
- Ansiedade e procrastinação que por sua vez podem alimentar vícios e obesidade
- Dificuldade nos relacionamentos familiares e sociais
- Raiva, agressividade, incompreensão, impulsividade
- Dificuldade em prosperar na profissão - Insatisfação, frustração na vida pessoal e profissional
- Complexos de inferioridade, culpa, sentimento de incompetência, auto reprovação
- Dificuldades inexplicáveis em realizar projetos de vida, sonhos, cursos, trabalhos profissionais
- Fobias de todos os tipos
- Depressão, pânico
- Doenças físicas, dores das mais variadas
- Etc...

Ainda bem que aprendemos também coisas positivas com os nossos pais, a escola e a sociedade. Quando é difícil eliminar toda a parte negativa que atormenta ou deixa marcas físicas é necessário pedir ajuda a um profissional de Saúde Mental. Actualmente a psicoterapia está mais rápida e eficaz, pois proporciona uma intervenção directa com o inconsciente ( a parte escondida da mente, onde guardamos emoções negativas de longa data que nos prejudicam, desde a vida intra uterina).

Imagine-se conseguir a disposição e coragem no seu dia a dia, a Calma e a paz interior, a Clareza mental e o discernimento para fazer as escolhas certas e realizar os seus projetos pessoais. Conseguir a auto aceitação, o sentimento de ser capaz de fazer o que deseja, a autoconfiança, a Compreensão, o perdão, a paciência e a tolerância para com outras pessoas, a motivação, a satisfação pessoal ou seja a Saúde mental e física.

Permita-se ser feliz....




Sem comentários:

Enviar um comentário