sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Está quimicamente explicado...


A Dopamina é um neurotransmissor liberado pelo cérebro. Algumas das suas funções notáveis estão presentes no:
  • movimento
  • memória
  • recompensa agradável
  • comportamento e cognição
  • atenção
  • inibição de produção do prolactin
  • sono
  • humor
  • aprendizagem
O Excesso e a deficiência deste produto químico vital são a causa de diversas condições da doença. A doença de Parkinson são alguns dos exemplos dos problemas associados com os níveis anormais da dopamina.

A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade a dor, movimentos e as funções intelectuais.
Quando ela se encontra numa baixa concentração, pode levar ao mau humor, dificuldade para dormir e vontade de comer o tempo todo, por exemplo. Uma das formas de aumentar a concentração de serotonina na corrente sanguínea é consumindo alimentos ricos em triptofano, outra forma é praticando exercícios físicos com regularidade.
Ocitocina ou oxitocina, também conhecida pela hormona do amor,é a hormona produzida pelo hipotálamo e armazenado(a) na Neuro-hipófise posterior (Neurohipófise) ,que tem a função de promover as contrações musculares uterinas e reduzir o sangramento durante o parto, para estimular a produção do leite materno, para desenvolver apego e empatia entre pessoas, para produzir parte do prazer do orgasmo, mas que também produz medo do desconhecido.
A noradrenalina é o neurotransmissor libertado pelos nossos neurónios, que mais influencia o nosso humor, felicidade, prazer, entusiasmo, autoconfiança e o estado de alerta. Outro importante neurotransmissor é a serotonina, que também interfere com alguns sintomas emocionais como a agressividade e impulsividade, para além de influenciar o apetite, comportamento sexual e dor.
adrenalina ou epinefrina é uma hormona do sistema simpático, derivado da modificação de um aminoácido aromático (tirosina), secretado pelas glândulas supra-renais, (acima dos rins). Em momentos de "stress", as supra-renais segregam quantidades abundantes desta hormona que prepara o organismo para grandes esforços físicos, estimula o coração, eleva a tensão arterial, relaxa certos músculos e contrai outros.


Sem comentários:

Enviar um comentário