quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Coscuvilhice faz de mim uma má pessoa?

Pergunta que já ouviu, ou já se faz, com certeza!

Mas no caso de não saber responder a esta pergunta, eu farei outra? Gosta de si? Dá-se valor.

As pessoas que gostam de fazer uma "fofoca" ou fazer coscuvilhice de outra/s têm graves problemas de auto estima.

Mas fazer "fofoca" é ser uma pessoa má?



Quantas pessoas nós encontramos que gostam de falar nas costas? E têm medo de falar na cara? Isso é maledicência, ou seja, falar mal nas suas costas, e por vezes de amigos. E mais grave a maior parte das "fofocas" não trazem nenhuma utilidade para a pessoa. É considerado o maior mal das relações interpessoais, vemos isso nas relações presenciais ou nas relações web. As calunias começam na escola e continuam no facebook, por exemplo.

As pessoas estão a analisar-se neste momento e para perceber se nalgum momento da vida sentiam gosto por falar da vida alheia. E pergunto eu, nesse momento estava feliz em pleno com a sua vida?

Quando nós passamos uma noticia, ou algo sobre outras pessoas teremos que avaliar três coisas, como se passássemos por três crivos:


  1. Essa informação é verdadeira? vem de fonte segura? 
  2. Essa informação é pode ajudar alguém?
  3. essa informação irá ser útil? 
No caso da sua informação não passar neste teste não a passe para ninguém. Para se libertar dela, o melhor é escrever num papel, queimar de deitar as cinzas fora, sentindo-se livre.

A pessoa que passa o tempo das suas relações a dizer mal, está a utilizar uma arma muito poderosa para ela não sofrer, como um alivio. Mas está a trabalhar ao contrário, pois tudo que ela aponta no outro está a projectar em si. Ele é a maior vitima dele próprio. 

Neste momento está a pensar "Eu só aponto os defeitos dos outros porque eu queria que esta ou aquela pessoa mudassem para melhor". Pois é, mas ninguém muda por você apontar os seus defeitos. Por vezes a pessoa só muda (principalmente familiares directos) quando se sentem aceites, e amados como são.

À luz da lei da atração, quando você fala mal de alguém, está a semear algo no universo que vai voltar para ti novamente. Tudo o que semear você colherá. Quando fala algo e mais tarde se arrepende, não poderá retirar as palavras que disse. Depois que falou está semeado.

"Uma palavra dentro de ti, é tua refém, se a deixares sair em liberdade, tu é que ficas refém dela."

É necessário ter muito cuidado para não deixar sair palavras que estavam presas muito tempo, no caso de isso acontecer é como cachorrinho, que não sabe andar na rua e é atropelado, pois tinha estado sempre preso. Ponderar primeiro, escolher as palavras certar, se necessário fale sozinho e oiça-se. 

Permita-se fazer uma reciclagem espiritual, psicológica do seu ser para se sentir uma pessoa de bem com a vida.

Quero voz contar um episódio que conto nas minhas formações de desenvolvimento pessoal e social:
 "Uma senhora, olhava para o estendal da vizinha dizia ao marido:
 - Como é possível, que aquela vizinha não saiba lavar roupa, está toda suja! Alguém tem que lhe ensinar aquilo que ela não sabe fazer.
Todos os dias ela dizia isso.
 O marido todos os dias calado. E ela cada vez mais enfurecido com o sucedido.
Ouve um dia, que a esposa disse ao marido:
 - Olha marido, ouve alguém da vizinhança que lhe disse à vizinha da frente como se lavavam os lençóis!
 - E ele respondei:
 - Não mulher, eu hoje pus-me a pé mais cedo e lavei os vidros da marquise."

As pessoas só falam daquilo que entendem bem, tal como a mulher. 90% das criticas são destrutivas. Por vezes a sua sinceridade vai destruir por dentro a outra pessoa.

Nesta matéria, devemos nos auto disciplinar, como fossemos um policia de nós mesmos. 

Falar mal de alguém irá aumentar impulsos negativos, que nos levam do pensamento à prática e, pior, falar mal das pessoas, vendo nelas os seus defeitos e esquecendo-nos de observar que elas possuem, também, grandes virtudes. Há pessoas que só vêem erros e falhas na vida alheia, não só em desconhecidos, mas até em familiares mais próximos e colegas de trabalho. 

É um dos mais graves sintomas da falta de auto estima. Imaginando que a sua mente é um palco, faça de si o/a actor/actriz principal, de valor a si própria, faça de si a pessoa mais importante da sua vida.

Permita-se ser feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário