Os estudos sobre os efeitos das intervenções mindfulness na saúde mental e nos problemas comportamentais em crianças mostram resultados promissores.
Os poucos estudos que investigam intervenções escolares utilizaram amostras de crianças que se voluntariaram para o estudo.
Os efeitos imediatos e de longo prazo de uma intervenção mindfulness baseada em turmas de crianças no ensino básico foram investigadas como um programa de prevenção primária (MindfulKids) para reduzir o stress bem como o mau comportamento.
Nas crianças (8-12 anos) de três escolas as aulas foram incluídos num grupo de intervenção imediata (N = 95) ou um grupo de controle (N = 104), que recebeu a intervenção após um período curto de espera. Fizeram-se 12 sessões de 30 minutos cada em em 6 semanas. No início do estudo, pré-teste, pós-teste, e follow-up, as variáveis indicativas de stress e de metal bem-estar foram avaliados com crianças, variáveis indicativas de problemas de saúde mental foram avaliados com os pais e os professores relataram sobre o ambiente da turma. A Análise multinível revelou que não houve alterações significativas a partir da linha de base para pré-teste. Alguns efeitos de prevenção primária sobre o stress e bem-estar foram encontrados diretamente após o treino com Mindfullness e alguns tornaram-se mais evidentes no follow-up. Efeitos sobre problemas de saúde mental também se tornou aparente no follow-up. O MindfulKids parece ter um efeito preventivo primário sobre o stress, no bem-estar e no comportamento em crianças em idade escolar, como foi relatado por crianças e pais. A análise exploratória revelou que as crianças que ruminam mais são afectados de forma diferente pela intervenção do que as crianças que ruminam menos. Conclui-se que a formação mindfulness podem ser incorporados em escolas de ensino fundamental, permitindo que todas as crianças possam beneficiar desta intervenção.
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