Os benefícios do mindfulness no bem-estar físico e emocional estão estabelecidos de uma forma bastante sólida. Os seus efeitos e benefícios em contexto laboral também têm sido bastante documentados científicamente incluindo:
Ficam algumas dicas de como aplicar o mindfulness no local do seu trabalho:
|
- Quando chegar ao seu local de trabalho tire alguns instantes para fazer três respirações conscientes. Note o ar no corpo à medida que respira. Não precisa de fazer nada de especial com a respiração, nem se quer de fechar os olhos, apenas faça um convite interno para estar consciente deste momento de chegada.
- Enquanto respira note como está o seu corpo: se identificar alguma tensão no corpo respire e relaxe – deixe ir qualquer tensão presente como se convidando para chegar ao momento relaxado e tranquilo
- Observe agora como está a sua mente: se calhar nota a sua atividade mental já acelerada, a criar uma lista mental das coisas que tem que fazer ou a solucionar na sua cabeça tarefas que vai ter que completar durante o dia de hoje.
Respire: faça uma nota mental – UMA COISA DE CADA VEZ. UM MOMENTO DE CADA VEZ. Não se apresse interiormente. Respire, convide-se a acalmar e permita-se nesta nota mental compreender que literalmente só beneficia quando fazemos uma coisa de cada vez. - De nada adianta estar a desgastar-se mentalmente com mil e uma coisa ao mesmo tempo. Se ajudar faça uma lista em papel/eletrónica das tarefas que tem que completar durante o dia de hoje no trabalho. Defina prioridades nas tarefas e foque a sua atenção numa tarefa de cada vez. Sem pressa, respire. Mantenha a sua atenção no momento presente.
- Faça pausas ao longo do dia: respire ao puro e respire de uma forma consciente durante a pausa. Note como se sente, identifique se está no momento presente ou ainda envolvido nas suas tarefas. Desligue-se do que ainda tem que fazer e esteja no momento presente consciente de que este é o espaço que está a criar para si, para parar e recarregar a sua energia para os momentos seguintes do seu dia.
- Pelo menos uma vez por semana faça uma refeição em silêncio sozinho. Cultive a sua atenção no ato de comer.
Sem comentários:
Enviar um comentário