sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Tratamento do Trauma Emocional

O tratamento do trauma emocional geralmente envolve abordagens terapêuticas específicas, conduzidas por Psicólogos Clinicos e Psicoterapeutas. Alguns métodos comuns incluem:
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): A TCC ajuda os indivíduos a identificar e mudar padrões de pensamento negativos e comportamentos disfuncionais associados ao trauma, como o evitamento. 

  A Terapia do EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares): EMDR é uma abordagem terapêutica eficaz para tratar o trauma. Envolve a reprocessamento das memórias traumáticas para reduzir o impacto emocional. 

  Terapia de Exposição: Esta terapia ajuda os indivíduos a enfrentar e processar gradualmente memórias e situações relacionadas ao trauma, permitindo-lhes lidar com essas experiências de maneira menos intensa.

Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT): ACT ajuda as pessoas a aceitar pensamentos e sentimentos traumáticos, enquanto comprometem-se a fazer mudanças positivas em suas vidas. 

  Terapia de Grupo: Participar de grupos de apoio ou terapia em grupo pode fornecer uma sensação de comunidade e compreensão, ajudando os indivíduos a compartilhar experiências e estratégias de enfrentamento. 

  Mindfulness e Meditação: Práticas de mindfulness podem ajudar as pessoas a cultivar a consciência do momento presente, reduzindo a ansiedade e o estresse associados ao trauma. 

Atividades Criativas: Arte terapia, escrita expressiva ou outras atividades criativas podem oferecer uma maneira de expressar emoções difíceis de articular verbalmente.
 É importante notar que o tratamento do trauma varia de pessoa para pessoa. Recomenda-se que qualquer pessoa que esteja à procura de ajuda para o trauma emocional consulte um profissional de saúde mental qualificado para uma avaliação e orientação personalizadas. 
 O meu Tratamento é uma investigação e estudo de vários estudos e terapias usadas em vários países do mundo e uso algumas técnicas como a hipnose e auto-hipnose para limpar a imagem do trauma, uma vez que o trauma fica na mente inconsciente da pessoa e ela perde o controlo da mês. Assim a mente inconsciente para de executar sensações e sintomas físicos como ansiedade e transpirar de mãos. Depois dessa limpeza de imagens vamos colocar a pessoa num cenário positivo do mesmo contexto, modificando e programando novas crenças empoderadoras. Esta ultima técnica fortalece também os três pilares da personalidade: Autoconfiança, Segurança e Autoestima. Sónia Sequeira Novo Consultório Privado Rua Diogo Macedo n 114 2H Vila Nova de Gaia

Sem comentários:

Enviar um comentário