Se a sua criança tem é muito agitada, mais que as outras crianças, tem dificuldade em manter a atenção dentro da sala de aula, é importante investigar o que pode estar acontecendo.
Deixo-lhe aqui uma lista de perguntas que poderá responder e avaliar. Este questionário é baseado na lista dos sintomas que caracterizam o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, de acordo com o DSM -IV.
O teste para TDAH Infantil tem duas partes - Distração / Desatenção e Hiperativiade / Agitação. É importante fazer as duas partes do teste!
Não se deve restringir a este teste para conseguir ter um diagnóstico. Deve procurar um Psicólogo Certificado na área.
DISTRAÇÃO
1. Tem dificuldade em prestar atenção a detalhes e comete erros simples, por distração ou
descuido
descuido
2. Costuma distrair-se mesmo quando está a brincar, em jogos ou desportos
3. Deixa tarefas pela metade/inacabadas, na escola ou em casa (deveres, trabalhos), não
consegue seguir instruções até o final
consegue seguir instruções até o final
4. Faz muita desarrumação / tem dificuldade em organizar suas coisas, quarto,
material escolar, etc
material escolar, etc
5. Não gosta de atividades que exijam concentração ou esforço prolongado.
Não faz a mesma coisa durante muito tempo.
Não faz a mesma coisa durante muito tempo.
6. Costuma perder, esquecer coisas ou não saber onde as guardou - material escolar, livros,
cadernos, roupas, brinquedos, etc
cadernos, roupas, brinquedos, etc
7. Distrai-se com qualquer coisa, como movimentos, barulhos ou outros estímulos irrelevantes.
Perde a concentração com qualquer coisa
Perde a concentração com qualquer coisa
8. É muito esquecido(a) em tudo o que faz, tanto na escola como em casa.
9. Quando estão a falar com ele(a), parece que não escuta / deixa as pessoas a falar sozinhas.
HIPERATIVA
1. Tem dificuldade em ficar parado, está sempre a balançar as pernas, a mexer as mãos,
a contorcer-se, etc.
a contorcer-se, etc.
2. Tem dificuldade em ficar sentado quieto, costuma levantar e sair do seu lugar, mesmo
quando não é adequado (em sala de aula, durante as refeições)
quando não é adequado (em sala de aula, durante as refeições)
3. Corre de um lado para o outro, anda muito, costuma subir em móveis ou escalar coisas,
mesmo quando não é adequado. Em adolescentes, a agitação física pode se expressar como
inquietação interior
mesmo quando não é adequado. Em adolescentes, a agitação física pode se expressar como
inquietação interior
4. Tem dificuldade / não gosta de brincadeiras ou atividades de lazer pouco agitadas ou que
exijam calma e concentração. Não gosta de brincadeiras silenciosas
exijam calma e concentração. Não gosta de brincadeiras silenciosas
5. Tem muita energia física, parece estar "ligado na tomada" de manhã à noite.
6. Costuma falar demais
7. Responde a perguntas de forma precipitada ou interrompe outras pessoas, antes delas
acabarem de falar. Em provas, responde de forma precipitada, sem prestar atenção à
pergunta ou entrega sem fazer uma revisão final.
acabarem de falar. Em provas, responde de forma precipitada, sem prestar atenção à
pergunta ou entrega sem fazer uma revisão final.
8. Tem dificuldade em esperar a sua vez, em jogos, brincadeiras, em casa ou na sala de aula
9. Interrompe outras pessoas, sem se importar com o que elas estão a fazer, tanto em conversas
quanto em jogos ou na escola. Não sabe esperar
quanto em jogos ou na escola. Não sabe esperar
O que fazer agora:
- Se a sua criança tem sofrido prejuízos ou queixas fortes por parte da escola; se tem dado muito trabalho em casa ou tem dificuldades no relacionamento com os colegas, é recomendado procurar um especialista para um diagnóstico mais preciso, para avaliar a possibilidade que estes sintomas / características sejam decorrentes de um transtorno específico como o TDAH.
- Isto é especialmente indicado se os resultados deste teste foram respondidos em média com respostas de muitas vezes ou sempre/quase sempre.
Sem comentários:
Enviar um comentário