Pessoas tóxicas
Como Lidar com com pessoas complicadas, mal humoradas, pessimistas, egocêntricas, rancorosas, manipuladoras, enfim, pessoas tóxicas?
Se tem destes relacionamentos entenda que uma pessoa é tóxica por causa de seu próprio modo negativo de ser, e daqueles problemas que ela faz questão de cultivar.
Por isso, é importante que aceite que o comportamento de uma pessoa tóxica, ao seu lado, não tem nada a ver consigo. É a natureza dela e ninguém pode mudar ninguém, a não ser a si mesmo.
A sua própria transformação interior pode servir de inspiração para a mudança dos outros, e isso é tudo o que pode fazer.
Na vida, cada um de nós tem que assumir a responsabilidade pelas nossas próprias ações, mas as pessoas tóxicas não fazem isso. Elas têm o hábito de transformar as coisas ao redor, de distorcer os fatos, negativamente de forma derrotista, de forma que sinta mal, culpada, como se estivesse em falta com elas.
Porém, a partir do momento em que percebe esse “jogo”, deve começa a resgatar o seu poder pessoal, reagindo a seu favor, e não se permitindo mais ser afetado por essa toxicidade.
E, em nome de sua felicidade, perdoe e esqueça – não no sentido de perder a memória - isso é impossível. O verdadeiro sentido de esquecer as ofensas é deixar de lado essa pessoa que tanto veneno trouxe à sua vida, relegando a ela uma posição de desimportância em sua história!
Retire-a de atriz principal da sua vida e coloque-se a si como protagonista da sua história.
Só assim conquistará a sua liberdade emocional e a alegria de ser quem você é!
“Os inimigos que não perdoamos dormirão na nossa cama e perturbarão o nosso sono.”
Veja, então, como lidar com as pessoas insensíveis e indelicadas e não se contaminar com tanto azedume:
1. Entenda que ninguém pode mudar a natureza de quem quer que seja, a não ser a própria. Imagine um escorpião: você acredita que se reclamar dele ou criticá-lo, o bicho peçonhento vai mudar a sua natureza? Jamais! Você tem é que manter distância dele e pronto!
2. Se precisar falar algo que vá contrariar uma pessoa estúpida, caso seja importante, fale, mas
prepare-se para ouvir impropérios, calúnias e tudo o mais. Se for necessário, apele para a Justiça, mas não se intimide com berros e xingamentos. Essa é a natureza do outro e você não pode fazer nada a esse respeito, a não ser rezar por ele.
3. Quando você for destratado por alguém assim, não se deixe levar
pelo tentador desejo de revidar. Quanto piores forem seus pensamentos, mais a energia negativa destas pessoas atingirá você!
4. Se um indivíduo insensato se recusa a ouvir seus argumentos, não se desgaste gritando mais alto do que ele. Uma boa dica é silenciar e procurar na internet sobre o assunto que você está tentando abordar e enviar este material via e-mail ou carta para ele ler e refletir.
5. Em relacionamentos com pessoas complicadas, exercite a humildade nosentido de não ficar brigando para ter razão, mas exerça a assertividade, que é o seu direito de dizer “não” quando for preciso, sem se culpar por isso!
6. Se quiser terminar um relacionamento com um parceiro estúpido, esteja consciente de que poderá enfrentar muitos obstáculos, talvez até violência, por isso, antes de dar a notícia a ele, procure orientação ou apoio judicial. Mas nunca abra mão do seu direito de ser você mesmo e
de ser feliz!
7. Demonstre que tem personalidade e que não vai virar capacho de pessoas egoístas. Aos poucos, sua autoconfiança vai aumentar e elas irão entender que precisam respeitar suas ideias e opiniões.
8. Não caia nas chantagens emocionais destas pessoas tóxicas. Quando contrariadas, elas vão tentar distorcer a própria
história e colocar a culpa de todos os problemas em você ou naqueles que você ama! Evite situações assim, não dando oportunidade para que elas se expressem.
9. Se esse tipo de ignorância vem de seu chefe, eu sugiro o seguinte: todos os dias, antes de sair de casa, ore por ele, vibre positivamente e mentalize Jesus Cristo colocando as mãos sobre a cabeça dele. E, depois, não bata boca, tentando mostrar seus argumentos - ele não vai escutar nada, porque está perdido em sua própria insensatez! Mantenha um diário de seu trabalho, anote tudo ali por precaução, e se precisar dar alguma explicação a ele, envie-a por escrito.
10. Pare de tentar impressionar todo mundo. Essa mania de agradar a qualquer preço é que abre as portas para as pessoas “folgadas” e egoístas se aproveitarem de você! Guarde bem: você está onde se coloca, e se esta posição não é agradável, mude hoje, agora, já!
11. Não espere reconhecimento dos outros. Aceite a natureza das pessoas sem julgar nem criar expectativas, que podem gerar grandes frustrações.
12. Lembre-se: ninguém tem o poder de mudar os outros. Então, mude sua postura, agindo de forma serena, madura e com compaixão, pois, muitas vezes, esta estupidez é sinal de um transtorno mental sem tratamento.
13. Procure, mental e emocionalmente, se isolar da interferência de quem é negativo e maledicente, mesmo se você tiver que trabalhar com ele o dia todo, ou conviver em casa... Como? Sempre que você souber que vai estar com alguém que não gosta de você ou está de mal com a vida, imagine-se envolto em uma bolha de luz de proteção total – vibração ruim não entra!
14. E, finalizando, jamais se esqueça do poder transformador da oração – ore por essa pessoa complicada, mas ore também por você, rogando a Deus paciência, equilíbrio e coragem para suas decisões!
Baseado no EBook Gratuito AUTORIA: Eliana Barbosa