Amor e Ódio andam sempre ligados. Sentimos ódio por alquém e dizemos, estou magoada com alguém.
Isso devido às nossas construções socio-culturais e religiosas.
"Sinto-me magoado porque aquela pessoa me desiludiu." Então estava iludida? O amor que sentia por ela camuflou a possibilidade de ver que era uma pessoa passível de falha.
E confiei de olhos vendados.
"O amor é cego."
Ninguém sente essa magoa, desilusão, ódio, vontade de dar o troco, (vingar-se) de alguém que não tenha, ou tivesse tido uma importância grande na sua vida, A magoa só existe de alguém que você amou. Mas por amar alguém não quer dizer que essa pessoa não possa cometer erros.
Quando amamos alguém esperamos sempre muita coisa de bom, aquilo que sonhamos, aquilo que valorizamos, aquilo que acreditamos e por vezes até sonhamos. Tem a ver com os nossos valores, as nossos crenças, que são diferentes de pessoa para pessoa. A frustração vem depois da outra pessoa não cumprir com esses valores. Mas a probabilidade de não cumprir é grande!
Amarmos alguém sem esperar nada em troca, aceitarmos a pessoa que é, sem julgamentos, sem cobrar mais, é difícil mas mas saudável.
O primeiro passo é aceitar-mo-nos como somos, de forma incondicional, sem julgamentos, sem culpas, e percebermos que a nossa felicidade é da nossa responsabilidade, e não dos outros.
E como entramos no processo de raiva dos outros sozinhos, também teremos que saber sair dele. reverter a situação sozinho/a não é fácil, também o poderá fazer com o auxilio de um psicoterapeuta. O primeiro passo é o auto conhecimento, "estou a sentir esta emoção, porquê?" "Que pensamentos é que eu estou a me estou a apegar para sentir esta raiva?" Aceitar essa raiva é importante. Pois o ser humano é passível de sentimentos negativos. Aceite-se com essa raiva. Perdoe-se por sentir essa raiva, ou esse sentimento negativo.
Admitir os seus sentimentos negativo é o segundo passo. Caso seja necessário dizer em voz alta "Que Raiva!" Então está a retirar um peso de cima de si. A consciência do sentimento negativo e a aceitação desse sentimento dentro de si.
Mas os sentimentos negativos dentro de sí irão causar danos irreversíveis. O melhor é livrar-se deles, como faz com os dejectos depois de comer um banquete (o amor).
A forma mais eficaz de se livrar desses sentimentos negativos e atingir um bem estar precioso e salutar, é efectivamente o perdão.
Mas nem toda a gente consegue atingir este bem estar precioso.
Não se permitem ser feliz.
E quem não se permite ser feliz não gosta de si próprio.
Quem não gosta de si próprio não se consegue perdoar.
Até neste processo a psicoterapia tem técnicas eficazes para superar as suas magoas e viver realmente feliz. Mesmo nos momentos difíceis.
Aceite se a si, pois é uma pessoa maravilhosa, aceite o seu passado, pois já não lhe pertence. E lá trás fez aquilo que melhor sabia e podia.
Permita-se ser feliz!
Sem comentários:
Enviar um comentário