terça-feira, 21 de julho de 2015

Praticar Mindfulness para gerir stress

Exercícios Básicos para Começar a Praticar Mindfulness

O Mindfulness é uma forma de meditação, mas também um estado de espírito e um estilo de vida. O termo pode ser traduzido como “atenção plena” e significa tomar atenção a todos os pormenores de cada ação, vivendo o momento ao máximo. Fique a saber como pode começar a praticar Mindfulness de forma simples, com pequenos exercícios no dia-a-dia.



Treinar a atenção plena

A atenção plena não tem um interruptor para que possa ser facilmente ligada e desligada. Esta deve ser cultivada, e exige algum treino e persistência. Para começar, realize alguns minutos diários de meditação:
  • Sente-se com as pernas cruzadas, costas direitas e os olhos fechados
  • Concentre-se na respiração, usando-a como uma âncora para a atenção durante a meditação
  • Conte 21 expirações consecutivas e repita várias vezes
Com a prática, será capaz de distinguir os pensamentos que surgem naturalmente do pensar elaborado, mantendo principalmente este último afastado da sua mente. Deverá também conseguir minimizar a distração com preocupações passadas e futuras substituindo-as por formulações mentais do presente. Ao fim de algum tempo de prática da meditação, deverá ser capaz de deixar a mente descansar naturalmente em vez de tentar suprimir a ocorrência de pensamentos.

Atenção plena em cada ação do dia-a-dia

A par da prática da meditação, o Mindfulness pode ser posto em prática em qualquer ação quotidiana. Para começar. não realize duas tarefas ao mesmo tempo. Concentre-se em cada ação que realiza, prestando-lhe toda a sua atenção. Por exemplo, se está a almoçar, não deve estar a ler nem a ver televisão. Concentre-se na refeição e saboreie cada garfada.

Mindfulness no banho

Enquanto toma um duche, em vez de pensar em centenas de coisa diferentes, preste realmente atenção ao duche. Sinta a temperatura da água, o toque das gotas que saem do chuveiro, o cheiro do champô e do sabonete, o toque da esponja, etc. Não tem que se fixar em definir se as sensações são boas ou más, simplesmente deve sentir. Foque-se no aqui e agora, sem deixar a mente fugir para os problemas do quotidianos, como normalmente acontece quando tomamos banho mecanicamente. Se a mete fugir para outro lugar, traga-a a de volta e recomece a sentir o seu duche de forma consciente. Este exercício pode também ser posto em prática quando lava os dentes.

Mindfulness nas tarefas da casa

Experimente lavar a loiça de forma consciente, em vez de mecanicamente. Tome atenção ao contacto da água com as mãos, ao barulho da loiça, ao som da água a correr e observe a espuma do detergente. Foque os seus cinco sentidos nesta tarefa e esteja atento a todo o processo. Nas restantes tarefas da casa, também pode realizar este exercício, como a fazer a cama ou a limpar o pó.

Mindfulness no ginásio

Ponha de lado os fones com música ou desvie a atenção da televisão. Não olhe para o relógio, o passar do tempo é irrelevante. Foque-se somente nos seus movimentos, nas sensações dos músculos, na sua respiração. Não rotule as sensações como “boa”, “má” ou “dor”. Simplesmente sinta.

Porquê Mindfulness?

As tarefas descritas acima são apenas exemplos de onde o Mindfulness pode ser aplicado. Na verdade, quantas mais tarefas realizar de forma consciente, mais em contacto estará com a sua vida real. As tarefas chatas, tornam-se mais interessantes, pois passa a experienciá-las em pleno. A sua mente concentra-se, e tudo à sua volta surge mais tranquilo. Os níveis de stress e ansiedade diminuem significativamente, o praticante torna-se uma pessoa mais ponderada e recetiva a novas experiências de vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário