O que é necessário para o tratamento psicológico das vitimas de violência Doméstica?
Uma intervenção nas vitimas de violência doméstica que atenue sintomas de ansiedade e de depressão, fazendo com que a pessoa depois da situação traumática se recorde desta sem tem crises de pânico.
Uma intervenção de curta duração para que a vitima não desista e reabilite os seus recursos internos, nomeadamente a sua auto-estima, reforçando a sua segurança e auto confiança.
Através de um estudo piloto, verifica-se que a Dessensibilização movimento do olho e reprocessamento terapia ( EMDR ) é um tratamento de grande eficácia no tratamento de vítimas de violência doméstica
O objetivo deste estudo foi determinar a eficácia do EMDR na redução de sintomas de stress pós traumático, sintomas de ansiedade e depressão .
O estudo foi desenvolvido com trinta e seis mulheres, 12 pacientes foram tratadas com EMDR , 12 receberam psicoterapia eclética , e 12 foram atribuídos ao grupo controle.
A conclusão deste estudo revelou uma grande vantagem no tratamento de sintomas traumatizantes com as vitimas de violência doméstica.
Como resultado obtido foi o seguinte: as Mulheres com tratamento EMDR apresentaram significativamente redução da ansiedade e sintomas de stress pós traumático em comparação com as vitimas com tratamentos de psicoterapia formal. Estes efeitos foram mantidos por 6 meses após a intervenção.
Conclusão
A Psicoterapia com a técnica EMDR ao estimular o sistema nervoso central com a ajuda da psicoterapia cognitiva, irá fazer com que as memórias sejam guardadas novamente, mas desta vez com menos estimulo emocional e com uma carga cognitiva menos negativa.
O estudo revelou como resultados que as mulheres que se beneficiaram da técnica EMDR tiveram as suas pontuações em diferentes escalas sintomáticas significativamente menor , em comparação com a condição de psicoterapia eclética . Ambas as abordagens psicoterapêuticas , levaram a uma redução significativa após o tratamento do que aqueles obtidos pelas pontuações do grupo de controle. Estes efeitos foram mantidos seis meses após a intervenção.