sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Psicologia Positiva: A Importancia de sonhar

A Psicologia Positiva nasce como uma área de estudo científico própria, vibrante e multifacetada, que vai para além de uma abordagem centrada nos problemas e nas
patologias, para se endereçar teórica e empiricamente à construção das melhores qualidades da vida, no âmbito subjectivo, individual e grupal. Pretende debruçar-se sobre as experiências positivas (como emoções positivas, felicidade, esperança, alegria), características positivas individuais (como carácter, forças e virtudes), e instituições positivas (como organizações baseadas no sucesso e potencial humano, sejam locais de trabalho, escolas, famílias, hospitais, comunidades, sociedades ou ambientes físicos a todos os títulos saudáveis). 
De acordo com a abordagem da psicologia positiva, pensar positivo não se resume de forma alguma apenas a afirmações positivas ou de capacidade. Estas podem formar a base da intenção daquilo que se quer e pretende que aconteça. Mas,  provavelmente a estratégia que mais conta, é a estruturação de um encadeamento de acções que suportadas pelas afirmações irão expressar as forças, valores, objetivos e crenças adaptativas da pessoa ou grupo de pessoas. As pessoas que pensam de forma otimista, capacitadora e positiva, escolhem fazer um uso diferente da imaginação humana. A imaginação que cada um de nós possui deveria ser usada, não para fugir à realidade, mas para a criar.
Acordar de manhã é uma coisa boa, isso já é um começo maravilhoso. Abrir os olhos e pensar, hoje posso decidir, ou ando de bom humor, com este sentimento de gratidão pela vida e por estar vivo, ou vou andar de mau humor, fazendo-me infeliz a mim e aos outros. O pensamento positivo também é um modo de vida.
Não hesite em pensar, não hesite em pensar positivo. Não se deixe levar pelos caminhos vincados (inadequados) da sua mente. Desperte, acorde, fuja à rotina da sua inclinação mental para a desistência, o conformismo. Resista à sua paragem de pensamento para a solução, insista na busca de possibilidades e caminhos alternativos, persista na reestruturação do seu pensamento positivo.
Já perdeu os sonhos? Então tente imaginar-se daqui a um ano.... Imaginando com muita força, determinação e fé. Imaginado onde se encontra com quem a fazer o quê. Sinta o que este sonho desencadeia dentro de si, que sensações positivas são estas, deste sonho lindo? Guarde este sonho só para si, não pode contar a ninguém. E com esta sensação de bem estar, envie essa imagem que formulou para o universo, ele irá regressar em formato de realidade.

Boa Sexta feira e pela sua saúde, permita-se ser feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário