segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Educação Alimentar para o equilibro emocional ou educar os sentimentos para equilibrar a sua vida?

O homos económicos, presente na nossa sociedade vive numa pressão social que já se habituou. Mas este hábito é saudável para a nossa saúde?
As tensões emocionais na vida profissional, social e familiar são constantes, a rivalidade, as responsabilidades sociais que colocam são muitas e as que nós colocamos em cima dos ombros ainda são maiores.
Com esta carga emocional negativa vamos desenvolvendo no nosso cérebro pensamentos de auto defesa, pensamentos esses que são negativos e que são munições que estamos constantemente a carregar para se necessário bombardear atingirmos o outro de forma certeira, sem ficarmos feridos. Esquece-mo-nos que em 100 vezes que carregamos a maquina só é necessário ir a combate 5. Ou seja, as preocupações, são ocupações pré existenciais que na grande parte delas, elas nem existem.
Neste processo de preocupação, pensamentos negativos que produzem emoções negativas por antecipar o futuro demasiadamente derrotista estamos a produzir uma serie de defesas no nosso corpo. Pois está a enviar uma mensagem de situação ameaçadora, quando só está no sofá a pensar em situações stressantes do passado ou do futuro.
Assim, o seu organismo irá aumentar a pressão arterial, aumentando também os níveis de gorduras no sangue, a produção de ureia irá também aumentar, e as paredes do estômago ficam irritadas com tantos ácidos que foram produzidos para lá. O sistema imunitário desce e a probabilidade de aumentar o seu peso é grande. Ou seja, as consequências para a saúde são inevitáveis se essas tensões emocionais ocorrerem constantemente.
Mas o que isso tem a ver com alimentação? Em muitos casos o desequilíbrio de nutrientes está diretamente ligado a essas situações.

Por exemplo, a ansiedade e a depressão têm relação com os níveis de serotonina no organismo, já que essa substância é um neurotransmissor que atua no cérebro proporcionando a sensação de bem estar e bom humor. Para que o corpo possa produzi-la é necessário a ingestão de triptofano, magnésio e vitaminas do complexo B. Além disso, 90% da serotonina do nosso organismo é produzida no intestino, órgão que tem contato direto com o tudo digestivo e responsável pelas tarefas de digerir e absorver os nutrientes dos alimentos, fato que evidencia ainda mais a importância da alimentação.

Mais um exemplo é o stress, que gera uma grande produção de hormonas de “luta ou fuga” como o cortisol e a adrenalina. Nesse caso, a alimentação equilibrada é essencial tanto para repor os nutrientes utilizados durante o período de tensão do organismo quanto para reduzir a reação ao stress. Isso mesmo, há alimentos que pioram o stress, como a cafeína, o álcool, doces, sal em excesso e alimentos que aliviam o stress como arroz integral, algas, sementes, oleaginosas, chás e ervas específicas.
Por fim, é claro que há a importância dos fatores psicológicos e ambientais, mas uma alimentação equilibrada e saúde intestinal são grandes passos em direção ao equilíbrio emocional.


A alimentação correta e sem excessos é muito importante, mas, certamente, ela depende do seu estado emocional. Ser escrava de uma dieta é inútil, pois gera mais tensões e ansiedade se não mudar os seus padrões de pensamento.
É o sinal das incertezas arrastadas por muito tempo. Você precisa ser compreendido/a, amado/a, confortado/a e ajudado/a. Isso é maravilhoso, mas na prática não cai do céu. Ajude-se, primeiro, decidindo a sua vida, pois ninguém pode passar por situação alguma no seu lugar. Seja o/a seu/sua melhor amigo/a e goste mais de si, cuide de si.


Você precisa acreditar no melhor e relaxar. Olhe para o seu interior e veja o tesouro interior que possui e utilize-o. Você é milionário/a e não consegue partilhar com ninguém esse tesouro. Distribua as jóias do afeto, do amor, da generosidade, da confiança da gratidão, sem medo. E repare como se sente bem. Pare de remoer pensamentos e angústias, seja mais determinado nos seus comportamentos e encare os seus erros com naturalidade, vendo sempre o que aprendeu e cresceu com eles. Entenda que todas as outras pessoas também estão à procura da felicidade e que elas também erram para conseguir acertar.
Para pessoas que têm gastrite aconselho: Perca o hábito de acreditar que sua alimentação é que está errada, ou que, eternamente, terá de manter uma dieta especial devido à gastrite. Quanto maior for o seu medo de comer, mais o alimento lhe fará mal. Alimente-se com amor e gratidão e permaneça em paz profunda quando estiver a fazer a sua refeição. Coma a saborear cada alimento, com a sua mente no que está a fazer: a mastigar tranquilamente. Afaste os tumultos dos sentimentos e pensamentos na hora da refeição. O seu estômago apenas sofre as consequências dos desequilíbrios emocionais.
Quando o pessimismo se torna um hábito, o portador desse mal nem percebe que esta a carregar esse vírus por toda a parte. Preste mais atenção nas frases que a sua mente produz e ouça o que diz aos outros e corrija-se imediatamente, porque caso contrário o seu comportamento acomoda-se, transformando a sua sua gastrite em úlcera. Escusado será dizer que irá também por afastar as pessoas que mais ama.
Respeitar as opiniões de outras pessoas é difícil mas crucial, tentar mudá-las obstinadamente, elas tentarão mudar as suas e as consequências disso serão trágicas. Seja uma pessoa de paz e, se você sentir que esse ambiente não combina com seu modo de viver, então, mude-se.

Permita-se ser feliz, pela sua saúde!


Sem comentários:

Enviar um comentário