terça-feira, 10 de março de 2015

Analise da Anemia à luz da metafisica da saúde

Para tudo na vida há um porém: há pessoas que não conseguem aproveitar os bons momentos da sua existência porque vivem sempre com um medo, uma insegurança permanente.
Há os que acabam por ficar sem a alegria no coração porque não sentem prazer em mais nada.
Há ainda aquelas que se sentem subestimadas pelos outros, e outras, ainda, que acreditam que há certos limites na vida e perdem a vontade de se amar.
 Se, na sua educação, nunca o/a valorizaram nem incentivaram ou elogiaram, então dê uma oportunidade às outras pessoas para que notem as suas qualidades, já que você mesmo acha que não as nota e precisa do reconhecimento alheio. Intimamente, sabe que tem, mas precisa ouvir isso de alguém. Se formos pessoas cheias de sentimentalismo e, conservarmos sempre a postura de vítima, o cérebro ordenará que a nossa corrente sanguínea dependa de agentes externos para que possa continuar o trajeto pelo corpo. Perceba que essa situação pode ser exatamente semelhante ao comportamento que está a ter em relação a certas pessoas e à vida.
Não quer admitir, mas está sempre a precisar de um elogio, que admirem o que faz, da maneira que faz, querendo ser sempre o centro das atenções seja lá por que razoes forem, (mesmo dentro dessa sua modéstia).
Reconhecer e assumir os próprios valores é realmente muito dificil porque nosso ego "alimenta-se" de influências externas. Todavia saiba que não precisamos de nada que venha de fora. Isso é uma ilusão.

No momento em que você sentir segurança pelo que você é, tudo começará a transformar-se ao seu redor. 

 Ninguém gosta de gente que vive a reclamar da vida e cheio de doenças. Na verdade, todos procuram estar ao lado de quem acredita no melhor e tem vontade e energia para gostar de si mesmo...e dos outros. Essa sua atitude de pessoa "fraca por natureza" só fará com que os outros tenham dó, e dó não é amor, é raiva disfarçada!



O literato Masaharu Taniguchi (1893-1985), Ph. D., fundador da Escola de Vida Seicho-no-ie, através dos seus livros e cursos ministrados, nos ensina uma forma simples de compreender que as doenças são projeções da mente. Ele próprio curou-se de anemia crónica exercitando positivamente as suas emoções.

Para entendermos a metafisica da saúde na anemia:

Embora o termo anemia seja muito usado, não se trata de uma única condição orgânica, mas sim de várias alterações que comprometem a qualidade do sangue, reduzindo a sua capacidade de fornecer oxigênio aos tecidos do corpo.
De acordo com as as principais causas das alterações no teor sanguíneo encontramos a deficiência na produção ou o excesso de destruição dos glóbulos vermelhos; redução da concentração da hemoglobina no sangue; falta de ferro; perda hemorrágica, etc.

Os glóbulos vermelhos são responsáveis pelo transporte do oxigênio, que representa uma espécie de matéria-prima para a produção da energia vital. Com vitalidade, temos disposição para agir, motivação para realizar as tarefas quotidianas com prazer e alegria.
Apesar da saúde do corpo influenciar positivamente no lado emocional, para ser saudável é necessário ter uma boa lição interna; assumir a vida e manter acesa a chama do viver propor-se a fazer o que for necessário para conquistar uma vida melhor.

De modo geral, as condições físicas refletem o estado de espírito, e essa é a fonte que nutre os tecidos orgânicos. Sendo o sangue o principal agente da vitalidade, o teor sanguíneo é determinado pelo ânimo da pessoa. Uma pessoa animada tem disposição para realizar seus objetivos, consequentemente, o corpo responde com saúde, mantendo o vigor necessário para o bem-viver.
O desânimo, por sua vez, impede a vertente interior. Quando a pessoa não está integrada a si, ela não emana as energias que promovem o vigor físico.

Metafisicamente, o anêmico não cultiva a chama de vida repousa em si mesmo. Ele não toma posse da sua vida, nem se assume como pessoa. Por não se assumir, não sente condições de controlar a situação e ser bem-sucedido naquilo que ambiciona. Em vez de mobilizar os seus próprios recursos para alcançar os seus objetivos, procura nos outros o referencial para a sua motivação e bem-estar.


O anêmico não acredita que poderá transpor os desafios da sua vida por si só; procura sempre alguém que o motive para cumprirem juntos a trajetória que é somente dele.
Enquanto houver um referencial de sustentação do seu humor, consegue manter-se bem; no entanto, quando se depara com as frustrações, mergulha no mais profundo abandono de si, podendo até desencadear processos depressivos, ansiosos, perda de libido, irritabilidade, dificuldade de concentração e memória debilitada.

A manifestação da doença reduz acentuadamente o vigor físico, porém, o desânimo é um traço marcante do anêmico. Essa condição interna representa a principal causa metafísica da anemia.

O anêmico é uma pessoa indisposta, falta-lhe garra e vontade de viver. A sua vitalidade é diminuída, pois o seu fluxo pela vida é menor: não sente prazer e alegria naquilo que faz.
Geralmente, a pessoa que sofre de anemia vive "aérea", não se envolve profundamente com as situações à sua volta. Afinal, a sua vontade de viver não é suficiente para assumir a sua própria vida; caso o fizesse, teria prazer e motivação pessoal.

A falta de segurança em si mesma provoca o medo da vida; isso leva a pessoa a se apoiar nos outros, gerando a dependência.

O que falta para essas pessoas somente elas podem se proporcionar. É necessário tomar posse de si e reconhecer o seu próprio potencial; parar de solicitar tanto dos outros, dar mais de si naquilo que fazem. Sair da dependência; ter maturidade para resolver os seus próprios problemas.

Essa reformulação interna resulta na saúde do corpo e realização pessoal na vida.

Compreendo que não seja facial esta transformação, procure ajuda de um profissional.

Permita-se ser feliz...

8 comentários: