sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Mindfulness para principiantes

Dificuldades na gestão do stress?
Sente fadiga, ou simplesmente deseja recuperar algum equilíbrio na sua vida, a prática de Mindfulness (consciência em manter a mente limpa) pode ajudar. Estas sugestões vão permitir aumentar a compreensão da consciência plena, delinear algumas curtas meditações e fornecer informações suficientes para que seja possível viver a vida num estado de Mindfulness.


Praticar Mindfuness não é só meditar e ter conciencia plena, mas sim descobrir e cultivar atitudes positivas

A mudança de atitudes atitude perante a vida faz toda a diferença. Ao utilizar estas atitudes para desenvolver a capacidade de estar plenamente atento, permite-lhe viver uma vida mais consciente:

Curiosidade - Torne-se curioso sobre a sua experiência. Como se sente emocionalmente? Que tipo de pensamentos passam na sua mente? Como o seu corpo se sente no momento?

Aceitação - Aceitação não significa resignação. Mindfulness é aceitarmos os sentimentos, se julgamentos, ao invés de negá-los. Aceitação em primeiro lugar, a mudança vem posteriormente.

Bondade - Traga uma atmosfera de carinho e de compaixão à sua experiência no aqui e no agora. Esteja ciente da sua experiência momento-a-momento com o seu coração, bem como com a sua mente, sentindo o ambiente à sua volta.

Deixar ir - Não precisa tentar segurar as experiências agradáveis e afastar as experiências desagradáveis, deixe fluir, esteja numa postura de observador.

Não julgar - Observe o que você está a experimentar tal como é, ao invés de classificá-lo em bom ou mau, gosto ou não gosto.

Não Lutar - Permita-se experimentar o que quer que a sua experiência é ao invés de criar uma meta para alguma outra experiência e, em seguida, se esforçar para alcançar essa outra experiência.

Paciência – A mudança leva tempo. Promova a sua capacidade de ser paciente.

Confiar - Tenha confiança na prática da atenção plena como guia.

Mente de principiante - Cultive o seu sentido de ser como um novato ao invés de um especialista. Na mente do principiante há muitas possibilidades, na mente do especialista há poucas.


Tentar uma curta Meditação Mindfulness 

A sua capacidade de ser consciente tem maior potencial de desenvolvimento através da meditação mindfulness. Uma das meditações mindfulness mais populares é a atenção plena na respiração. Trata-se de estar conscientemente atento à sua respiração. Siga estes passos para experimentar:

Esteja ciente do sentido da sua própria respiração. Não precisa mudar o seu ritmo, apenas sinta a sensação física da sua respiração entrando e saindo do corpo.

Pode sentir a respiração no nariz, na garganta, no peito ou para baixo na sua barriga. 

Quando a mente divagar em pensamentos traga a sua atenção de volta. É da natureza dos pensamentos levar a sua atenção para longe de tudo o que você deseja focar, e passá-la para pensamentos sobre o passado ou futuro, preocupações e sonhos. 

Assim que perceber que está a pensar noutro assunto, observe o que estava a pensar e guie suavemente a sua atenção de volta para a respiração. Não precisa de se criticar.

É isso. Mindfulness na respiração é tão simples como isso. Trazer uma sensação de atitudes conscientes para a sua experiência, como a curiosidade, a bondade e a aceitação. Pode fazer este exercício num espaço de tempo tão curto quanto um minuto, ou então prolongá-lo o tempo que desejar.

Os três aspectos do estado de Mindfulness


Mindfulness tem três aspectos diferentes que funcionam em 
perfeita sintonia para conseguir um estado de percepção consciente.

Intenção – A sua intenção é o que espera obter a partir da prática de mindfulness. Pode querer reduzir o stress, procurar maior equilíbrio emocional, aumentar a atenção e a concentração ou seguir um caminho de auto-conhecimento. A força da intenção ajuda a motivá-lo para a prática da atenção plena numa base diária, e molda a qualidade da consciência atenta.

Atenção - Mindfulness é prestar atenção à sua experiência interna e/ou externa. A sua atenção plena é desenvolvida, principalmente, através de vários tipos diferentes de meditação - seja formal, tradicional ou informal - quando se conversa, jardinagem ou se conduz, por exemplo.

Atitude - Mindfulness envolve prestar atenção a certas atitudes, como curiosidade, aceitação e bondade.


Mindfulness para gerir emoções

Todos temos dias maus, alguns são piores do que outros. Quando as emoções se tornam insuportáveis poderá usar a fórmula RAIN para ajudar a gerir os seus sentimentos de uma forma consciente:

R - Reconhecer a emoção que está a sentir. Nomeie a emoção na sua mente, se puder.

A - Aceitar a experiência que está a sentir. Sim, provavelmente não gosta da sensação, mas a é a sua realidade neste momento.

I - Investigar. Torne-se curioso sobre a sua experiência. Onde sente a emoção no seu corpo? Que tipo de pensamentos passam pela sua mente? 

N - Não-identificação. Veja as emoções como um evento de passagem e não se identifique com elas, assim como imagens diferentes são reflectidas num espelho mas não são o espelho. Diferentes emoções surgem e passam na sua mente, mas não são você. O passo mais importante é fazer essa separação entre o que é, e o que sente. Por exemplo, ter a atitude 'a tristeza está a surgir e em breve passará' ou 'a ansiedade está a surgir e, em algum momento, vai dissolver-se'.

Às vezes, só precisa fazer uma única etapa, enquanto que outras vezes pode querer trabalhar com toda a fórmula. Pratique usando a fórmula sempre que puder para quando o quotidiano se tornar um desafio ser mais fácil de usar.

Para hoje esta é a minha sugestão.



.

Sem comentários:

Enviar um comentário