terça-feira, 4 de novembro de 2014

Lidar com as contrariedades

Saber lidar com as contrariedades da vida é meio caminho andado para ser uma pessoa bem sucedida.
E contrariedades quem as não tem?
As situações adversas surgem na nossa vida desde tenra idade. A forma como nos ensinaram a lidar com elas é muito importante.
Embora no caso de sermos filhos de pais protectores, que querendo o nosso melhor nos pouparam destas situações, não aprendemos à nossa maneira de como as poderíamos ultrapassar.
Temos sempre nas mãos a responsabilidade da decisão. Ou olhamos para uma situação difícil e fico frustrada, sem energia para continuar, ou perante a mesma situação analiso e independentemente de ser algo sob o meu alcance, questiono:" o que esta situação trouxe de aprendizagem à minha vida?", "Como eu posso evoluir com mais este ensinamento?".
O objectivo destas ultimas perguntas é aumentar o seu "cooping" ou seja, a capacidade que tem em ultrapassar situações difíceis/adversas sem que sofra stress.
Aliado a este cooping deve haver dentro de si uma auto estima capaz de acreditar nas competências e gritar: "Sim, és capaz, como já o foste em tantas situações que superas-te".
E no caso de não conseguir ultrapassar as situações adversas, como superar a culpa e a vergonha. O primeiro passo é aceitar estes sentimentos, a situação não faz parte do homem/Mulher que é!
Seremos capazes de nos libertar desses sentimentos quando formos capazes de nos perdoar, aceitando ser quem somos.
Aceitar que no passado fizemos o melhor que estava ao nosso alcance, dentro daquilo que no momento sabíamos ou fomos capazes de lidar.
Sem julgamentos, aprenda a gostar de si, só assim vai perceber o quanto ou outros o/a admiram. Liberte-se, aceitando que pode errar, e os outros são também passiveis de erro. E valorize muito mais as coisas positivas que tem e lhe acontece.
Para conseguir ultrapassar as contrariedades da vida deve libertar-se de padrões negativos e não permitir que ninguém o impeça de alcançar os seus objetivos.

É importante que tome consciência dos seguintes pensamentos. Para isso utilize a técnica da repetição diária durante 7 semanas.


  • Hoje vou permitir, sentir-me confiante, porque ninguém me vai fazer sentir inferior!
  • Hoje vou permitir, sentir-me capaz!
  • Hoje vou mostrar as minhas capacidades em prol dos meus objetivos.
  • Hoje não vou deixar que me critiquem negativamente.
  • Hoje vou conseguir dizer "Não" quando estiverem em causa os meus direitos.
E permita-se Ser Feliz...






Sem comentários:

Enviar um comentário