quinta-feira, 20 de novembro de 2014

MEDITAÇÃO, que benefícios?


Fala-se muito, hoje, nos benefícios da meditação
Até a ciência já indica que a meditação ajuda na gestão do stress, ansiedade, depressão, défice de atenção, alivio da dor crónica como a fibromialgia, aguda na eficácia de tratamentos como a quimioterapia e radioterapia, bem como ajuda a prevenir o cancro em doentes oncológicos. 

Um estudo de 2012 mostra como a meditação ajuda nos processos cognitivos, os pensamentos ficam mais organizados, pois estimula o poder de concentração e da atenção, equilibrando as emoções positivas e negativas.
É por estas e outras que ensino os meus pacientes da psicoterapia a praticar a técnica  de mindfulness e meditação. De facto a meditação guiada apresenta resultados ainda melhores do que a meditação sozinha (Eberth & Sedlmeier, 2012). Pricipalmente em pacientes com uma baixa auto estima e com um baixo poder de autodisciplina, então a probabilidade de se auto boicotar à prática é grande.  Outro trabalho (Chiesa & Serretti, 2010) mostrou ganhos tanto para pessoas saudáveis como para indivíduos com problemas de saúde mental, melhorando a probabilidade de recaída da depressão, uso de substâncias e até na diminuição da pressão arterial. Os cientistas, entretanto, ainda procuram entender melhor quais os mecanismos pelos quais a prática de meditação leva a todos esses resultados.
 Obter resultados tão positivos numa gama tão ampla de problemas a partir de uma atividade simples, sem custo e que pode ser feita por qualquer um a qualquer momento é fantástico. Os meus pacientes que praticam passaram a ter uma alteração no estado emocional, pois perante o mesmo estimulo, conseguem dar uma resposta mais ponderada, e mais assertiva. Porquê? Porque não envolvem as emoções com os pensamentos. Conseguem assim separar a razão da emoção, vendo os factos na sua plenitude.
Por outro lado, quando vejo a meditação utilizada como uma técnica voltada à resolução de um problema, sinto que o ponto não é exatamente esse. Tanto que, quando recomendo a meditação, procuro não prever resultados ou dizer que ela é útil para nada específico. Sugiro que a pessoa passe a praticar e veja o que acontece. Isso porque a meditação é sim uma ferramenta, mas uma ferramenta que pode ser muito mais ampla do que algo apenas para “relaxar”, “aliviar o estresse” ou “melhorar o foco”. A meditação é algo que pode mudar a forma como sentimos a vida, o mundo à nossa volta, os outros, e, principalmente, a nós mesmos. Ela possibilita a ocorrência de insights importantes, ao mesmo tempo que traz serenidade para processar e aplicar tudo o que nos damos conta meditando na própria vida. E é a partir disso que todos esses outros benefícios ocorrem. Uma pessoa que medita tem menos probabilidades de passar por uma depressão não porque a meditação vai torná-la sempre alegre, mas sim porque ela terá mais clareza sobre a sua própria natureza, irá fortalecer os recursos internos, muni-lo/a de capacidades mais fortes e eficazes perante situações difíceis, como uma situação de luto, por exemplo
Por isso, ao mesmo tempo que considero bastante relevante incentivar a meditação, acho interessante não ter um resultado específico em mente. Quando a pessoa medita esperando um resultado específico, essa expectativa pode sabotar todo o processo. Uma pessoa ansiosa com certeza irá cobrar de si mesma conseguir meditar corretamente, conseguir ter benefícios com a meditação, e o facto dela esperar isso será justamente o que vai impedir esses resultados de acontecerem. E, ao constatar que ela não conseguiu atingir esses objetivos, ela se sentirá mal e inadequada, o que pode ser um malefício, não um benefício.
Portanto, a meditação é algo que é melhor feito quando não se tem expectativas, quando não se coloca nela uma utilidade específica. Paradoxalmente, quanto menos se espera dela, mais ela pode oferecer. Acredito que a melhor atitude frente a meditação é: medite; não espere nada; veja o que acontece, usufruindo esse tempo para si, tranquilamente....
Já agora aproveito para deixar esta nota. Para quem quiser mudar a sua vida para melhor, e melhorar todo o seu ser. inscrições para os contactos afixados. As instalações na Holly Space ficam na Rua Marquesa do Cadaval, 106 Fansêres, (à carvalha perto de Rio Tinto), Gondomar



Sem comentários:

Enviar um comentário