quarta-feira, 19 de novembro de 2014

10 DICAS PARA MANTER O PENSAMENTO POSITIVO

O nosso dia está envolvido em situações de desgaste e por vezes é difícil pensar positivo. São as discussões com ele/ela, o stress do trabalho, o atrito com o chefe, falta de perspectiva de desenvolvimento financeiro, além de situações do quotidiano, como trânsito ou problemas nos transportes. Perante estas situações o que fazer para manter o pensamento positivo, levantar o animo e dar a volta por cima”?
“Ser positivo é uma escolha e depende de prática”, refere a psicanalista Ana Laura Gaio. para ela, uma pessoa positiva é confiante na vida. “Mas há uma grande diferença entre ser positivo e ser idealista. As pessoas positivas são realistas”.
O pensamento positivo saudável gera pensamentos e atitudes que vão refletir na rotina do seu quotidiano. Por exemplo, para passar num teste de avaliação, não basta ter o pensamento positivo, mas é necessário também estar motivado a estudar.
Trouxe as dicas baseadas na teoria da Doutora Ana Laura Gaio porque estou certa que serão uma mais valia para todos/todas vocês:
1) A atitude positiva pode ser treinada. 
A melhor e mais eficaz é meditar diariamente, mesmo que por pouco tempo. A meditação consiste em observar os próprios pensamentos. Se o pensamento não é o que você quer, finja que ele é uma nuvem e deixe-o passar. A meditação guiada poderá ajudar para iniciantes.
2) As pessoas positivas não são imediatistas. 
Tudo tem o seu tempo. As pessoas conseguem analisar uma situação e visualiza-la adiante. E uma maneira de ser positivo é pensar a longo prazo. Lembre-se que o futuro é produzido no presente e o que não está tão bom agora pode se tornar melhor se cultivado com positividade. Ter um objetivo faz com que o peso do caminho seja suportável.
3) Ver fotos de animais pode ter um impacto benéfico maior do que você imagina. 
Olhar imagens de filhotes de animais fofos, como cães e gatos, aumenta a concentração, fazendo com que o desempenho em atividades quotidianas melhore. Com mais foco, é possível encontrar soluções racionais e lógicas para os problemas que aparecem.
4) A música traz muitos benefícios. 
A música faz com que liberemos o stress e cultivemos o modo de expressão pessoal. No caso de gostar de cantar, cante, no caso de gostar de dançar, inscreva-se numa academia de dança. Usufrua de momentos que lhe dão felicidade.
5) Ria e sorria! 
Pensar positivo é uma questão de treino. Para isso, tente sempre emanar positividade. Quando estiver a sentir a animo a puxar para baixo, feche os olhos, respire fundo e dê um sorriso para si. Ou, então, sorria no espelho, logo se irá sentir mais leve.

6) Avalie todos os lados de uma situação. 
Terminou com o namorado, discutiu com o/a amiga/o? Talvez seja a hora de rever quais as pessoas  necessárias na sua vida. A pessoa positiva tem uma atitude racional diante da vida. No fundo, como acredita que tudo é bom, ela foca no lado afirmativo das oportunidades que a vida oferece.
7) Cultive relacionamentos enriquecedores com pessoas edificantes.
Não tenha medo de cortar a relação com aquelas pessoas que fazem mal. há pessoas que nos cansam com as suas queixas eternas, nos consomem todas as energias positivas. Somos estações receptoras e transmissoras. Há pessoas que emanam coisas boas e nos fazem querer ficar perto. Por outro lado, à outras que mal se aproximam e já queremos sair de perto. Cultivar a relação com quem nos faz bem é necessário para a saúde mental.
8) Desconecte-se dos problemas.
Desligue o computador ou a televisão e vá dar uma volta ao quarteirão, apreciando a natureza, desde os sons, às cores, passando pelas formas, aprecie o mundo natural que é feito todos os dias para nós vivermos em harmonia. É difícil ser positivo num mundo em que somos bombardeados com informações negativas a todo o momento.
9) Cuidado com o ambiente que você cria, tanto para os seus amigos quanto para a sua família.
O ambiente influencia a maneira como a pessoa encara a vida, principalmente a forma de criação. O contexto familiar em que está envolvido/a pesa muito. Se a pessoa tem pais opressores, pode se tornar pessimista. Por isso, perceba se o seu pessimismo é “herdado” e livre-se dele. Perdoando E procure sempre criar um ambiente harmonioso ao seu redor pautado por bons sentimentos de bondade, generosidade, gratidão, e amor.
10) Diga ‘sim’ para novas oportunidades.
Seja uma pessoa mais aberta aos acontecimentos não planeados. Muitas coisas boas podem vir de lugares que você nem esperava. Além disso, mergulhar no desconhecido costuma expandir as suas visões de mundo.

Permita-se ser feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário