segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Inteligência Espititual

O que é inteligência espiritual?

É mais um género de inteligência, que coloca os nossos actos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efectivos. Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direcção pessoal. O QS aumenta os horizontes e torna-nos mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear as nossas acções.
De que modo as pesquisas cientificas confirmam esta ideia sobre a inteligência espiritual?

Os cientistas descobriram que temos um "Ponto de Deus" no cérebro, uma área nos lobos temporais que nos faz ter um significado de valores para as nossas vidas. Quando o não temos andamos à procura dele. É uma área ligada à experiência espiritual. É no cérebro que tudo acontece, para haver equilíbrio mental, tudo tem que fazer sentido. Quando não faz, a organização neural trabalha para obter respostas lógicas e racionais. 
Qual a diferença entre QE e QS?
É o poder transformador. A inteligência emocional permite-nos julgar em que situação nos encontra-mos e de que forma é que tenho que me comportar. A inteligência espiritual permite perguntar se quero estar nessa situação particular, se faz parte dos meus valores, estar aqui a fazer isto. Daniel Goleman, o teórico do Quociente Emocional, fala das emoções, de como as discriminamos e usamos. Também fala da inteligência social, que é a forma como sabemos que temos que nos comportar assim com esta pessoa e "assado" com aquela, entre outras componente.
 A Inteligência espiritual fala-nos da alma, e da percepção que temos dela. Tem a ver com o que algo significa para mim, e não apenas como as coisas afectam a o meu emocional ou como eu reajo a isso. A espiritualidade sempre esteve presente na história da humanidade. 
No início do século 20, o QI era a medida definitiva da inteligência humana. Só em meados da década de 90, a descoberta da inteligência emocional mostrou que não bastava o sujeito ser um génio se não soubesse lidar com as emoções. A ciência começa o novo milénio com descobertas que apontam para um terceiro quociente, o da inteligência espiritual. Ela nos ajudaria a lidar com questões essenciais e pode ser a chave para uma nova era no mundo do homem Ocidental.
Dana Zohar identificou dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes.
Segundo ela, essas pessoas:
1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo;
2. São levadas por valores. São idealistas;
3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade;
4. São holísticas;
5. Celebram a diversidade;
6. Têm independência;
7. Perguntam sempre "por quê?", mas sem julgamentos;
8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo;
9. Têm espontaneidade;
10.Têm compaixão;
FONTE de referencia Jornal Milénio

Sem comentários:

Enviar um comentário