terça-feira, 2 de dezembro de 2014

PNL: A Nova Tecnologia do Sucesso

O que é a Programação Neuro Linguística - PNL?

Programação veio da informática, para sugerir que os nossos pensamentos, sentimentos e ações são simplesmente programas habituais que podem ser mudados pelo up grade do nosso "software mental" aprendendo a modelar a Excelência.
Neuro refere-se ao nosso sistema nervoso, aos caminhos mentais dos nossos cinco sentidos:a visão, audição, tato, paladar e olfato.
Linguística refere-se à nossa capacidade de usar uma linguagem e à forma como determinadas palavras e frases refletem os nossos mundos mentais. Linguística refere-se também à nossa "linguagem silenciosa" de atitudes, gestos e ações.
Reproduzimos estas ações através do que está programado no nosso cérebro. Mas como foi programado? Através da nossa educação, daquilo que construirmos sobre o que somos e daquilo que pensamos que os outros esperam de nós.

 Tudo que aprendemos a fazer é também produto dos nossos hábitos mentais. Desde a maneira como acordamos de manhã, fazemos as nossas rotinas diárias,ao modo como trabalhamos ou nos distraímos. Somos criaturas de hábitos, pessoas com padrões de comportamento e pensamento.
Qual é o seu prato preferido? Que caminho costuma fazer ao voltar para casa? Que hábitos faz há anos? É fácil identificar comportamentos, mais difícil é identificar padrões de pensamentos que faz à anos.

 Quando se veste de manhã, coloca primeiro as roupas acima da cintura ou vice-versa? De fato, estudos realizados em Universidades de psicologia descobriram que o comportamento humano é formatado quase totalmente de hábitos.
Esses hábitos ou padrões são bastante úteis. Além de nos permitirem fazer tantas coisas sem ter que pensar nelas, eles também são a base para a criação de novos comportamentos e para o reconhecimento de situações incomuns. Os obstáculos tornam-se visíveis quando queremos mudá-los.

Observar à distância é calmante e sem ligações á o que a PNL chama de processo de "dissociação". Com a PNL podemos observar de longe, à distância os comportamentos padronizados que são habitos na nossa vida, e como poderemos alterar para melhorar. Assim também poderá ser com o nosso pensamento.

Para que comece por mudar os padrões do seu pensamento, lanço-lhe aqui e agora um desafio. Para que possa mudar uma experiência de pensamento, comece por reservar um minuto ou dois para limpar a mente das suas atuais preocupações. Preste atenção ao seu corpo e faça uma ou duas respirações profundas e sinta o corpo a relaxar. Observe as áreas tensas e relaxe-as, ou então pressione cada músculo e deixe que eles relaxem. Agora,pense numa experiência agradável, numa época específica e prazerosa da sua vida algo que realmente gostaria de estar a pensar agora. Uma vez conseguindo
ver com seu olho mental uma lembrança específica e prazerosa, observe como se sente neste momento e usufrua dessa sensação.
Depois, deixe que esta experiência se aproxime ainda mais de si e se tornando-se maior e mais brilhante e ricamente colorida. Agora observe as sensações que está a ter no momento. Elas mudaram de alguma forma, talvez ficando mais intensas?
Agora deixe que esta mesma experiência se afaste da sua memória, ficando menor, como um esboço e apagada até ficar bem longe, do tamanho de uma estrela, lá em cima, brilhante mas longe. Observe agora as suas sensações. Ao terminar, permita que a sua experiência volte às suas características originais. O que acontece com a maioria das pessoas é que as suas sensações agradáveis se tornam notavelmente mais fortes conforme a experiência se aproxima delas, e mensuravelmente mais fracas quando elas se afastam.


Por isso, caso queira mudar de carro, mudar de emprego, mudar de casa, ou de marido, visualize-se primeiro numa perspectiva positiva, como se fosse um sonho, O Mais importante é que a partir desse sonho, possa planear cada degrau até chegar lá, por vezes a sua mente faz isso por si.

Relaxe e aproveite a vida! Permita-se ser feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário